PUBLICIDADE

Climatempo

Temperatura negativa no RS e recorde de frio em Porto alegre

Frio aumenta em todo o Sul do BR nesta quinta e geada se espalha sobre o RS. Há chance de novo recorde de frio e de geada na capital gaúcha.

26 jun 2019 - 14h08
Compartilhar
Exibir comentários

Como previsto, o ar frio de origem polar entrou com força sobre o Rio Grande do Sul nesta quarta-feira, 26 de junho. A temperatura ficou abaixo de 0° na fronteira com o Uruguai e Porto Alegre estabeleceu o novo recorde de frio para 2019

Confira as menores temperaturas registradas no Sul do Brasil pelo Instituto Nacional de Meteorologia em 26/6/2019

Quaraí (RS): -1,1°C

Santana do Livramento (RS): 0,0°C

Alegrete (RS): 0,5°C

São José dos Ausentes (RS): 0,7°C

Bagé (RS): 1,0°C

Tupaciretã (RS): 1,0°C

São Gabriel (RS): 1,3°C

Canguçu (RS): 1,6°C

Cruz Alta (RS): 1,8°C

Vacaria (RS): 1,9°C

Quinta feira com geada e mais frio

O centro desta massa de ar de origem polar,  que é a região de frio mais intenso, ainda estará passando sobre o Rio Grande do Sul na noite desta quarta-feira. A madrugada da quinta-feira, 27 de junho, será mais fria no Rio Grande do Sul, mas o frio vai aumentar também em Santa Catarina e no Paraná. 

Geada e temperatura muito próxima e até abaixo de 0°C também deve ser observada na serra de Santa Catarina .

Recorde de frio em Porto Alegre

A madrugada de 26 de junho passou a ser a mais fria de 2019 até agora em Porto Alegre. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 8,4°C de temperatura mínima. O recorde anterior era de 9,7°C em 21 de junho. Foi a menor temperatura desde o dia 16/08/2018, quando a mínima também foi 8,4°C. Em junho e também no ano de 2018, a menor temperatura em Porto Alegre foi de 2,6°C, no dia 17 de junho

A previsão é de mais frio para esta quinta-feira, 27 de junho, e pode até a gear. A temperatura mínima em Porto Alegre deve ficar entre 4°C e 5°C.

Junho quente

Esta acentuada queda da temperatura nestes últimos dias de junho não vai reverter o espírito "quente" do mês. Faltou muito ar polar até agora e a média da temperatura mínima de junho de 2019 está muito alta. 

Pelos registros de INMET, a média das mínimas observadas de 1 a 26 de junho em Porto Alegre foi de 14,6°C, que está 3,8°C acima da média de referência da temperatura mínima para junho que é de 10,8°C!

Foto: Climatempo

Foto de Mycchel Legnaghi, Ag. São Joaquim Online, São Joaquim (SC)

Muita umidade no PR e em SC

A temperatura não vai cair tanto desta vez sobre Santa Catarina e Paraná porque a maioria das áreas destes estados vai continuar com muita nebulosida 

Foto de Mycchel Legnaghi, Ag. São Joaquim Online, São Joaquim (SC)

de nesta quinta-feira. A cobertura de nuvens vai evitar um resfriamento mais acentuado do ar. Mas o dia será úmido, com pouco sol e sensação de frio. Pode chuviscar na Grande Curitiba, no litoral do Paraná, no Vale do Itajaí e no litoral norte de Santa Catarina. O norte do Paraná pode ter alguma chuva fraca.

Atenção para nova frente fria

A população da Região Sul deve ficar atenta para novas mudanças no tempo esperadas para o fim da semana e para o começo de julho. Novas frentes frias vão influenciar a Região e há risco de temporais principalmente para localidades do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. 

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade