PUBLICIDADE

Temperatura em São Paulo está quase 6°C acima da média

Massa de ar seco está bloqueando a entrada de frentes frias ao estado.

25 jun 2018 - 11h26
(atualizado em 26/6/2018 às 15h49)
Compartilhar
Exibir comentários

O inverno em São Paulo começou bem diferente do final do outono. O predomínio de sol forte e de ar seco fez as temperaturas subirem e os primeiros dias da estação têm sido com máximas acima da normalidade para o período. 

Ontem (24), a temperatura máxima na capital paulista foi de 28,5°C, registrada pela estação automática do Instituto Nacional de Meteorologia, quase 6°C acima da média. A média das temperaturas máximas no mês de junho é de 22,6°C pelo INMET. Essa tendência de elevação nas temperaturas já vinha sendo observada desde o início deste inverno, na última quinta-feira (21). 

Foto: Climatempo
Foto: Angela Ruiz. São Paulo/SP.

Temperatura mais alta em 19 anos 

Além da temperatura máxima estar bem acima da normalidade para o período, ela superou outros meses de junho, desde o início das medições do Instituto Nacional de Meteorologia. A temperatura de 28,6°C, observada no domingo, foi a maior registrada em junho desde 1999 e a quarta maior no mês desde 1943, quando o INMET começou as medições na cidade de São Paulo.

Pelas medições do IAG/USP, a máxima deste domingo foi de 29,3°C, igualando a temperatura do dia 26 de junho de 1972 como a maior temperatura já registrada na estação, que faz as medições desde novembro de 1932.

Ar seco sobre SP 

Uma forte massa de ar seco está sobre São Paulo e bloqueia a chegada de frentes frias, por isso São Paulo vai continuar mais alguns dias com sol forte e sem condições para chuva.

"As temperaturas vão permanecer acima da média ao longo da semana e devemos ter poucas variações, sem viradas bruscas no tempo nos próximos dias", afirma a meteorologista Fabiana Weykamp. 

Com essa situação, a qualidade do ar tende a fica bastante prejudicada principalmente nas grandes cidades e a atenção também deve ser redobrada com os baixos níveis de umidade do ar. 

Nesta segunda-feira (25), novamente a umidade do ar poderá ficar abaixo de 30% na Grande São Paulo nas horas mais quentes da tarde. Já pelo interior, a umidade cai mais e valores abaixo de 20% poderão ser observados no noroeste paulista. Pessoas mais sensíveis ao ar seco não devem se descuidar e redobrar a hidratação.  

A temperatura máxima pode ficar perto dos 27°C em São Paulo nesta segunda-feira. 

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade