PUBLICIDADE

Climatempo

Madrugadas seguem frias em SP

Sensação térmica chegou aos 3°C na noite de sexta. Novo recorde de frio para o ano é esperado para este sábado Saiba qual e quando foi registrada a menor temperatura na capital paulista.

22 ago 2020 - 01h19
(atualizado em 23/8/2020 às 09h01)
Compartilhar
Exibir comentários

O frio intenso da sexta-feira, 21 de agosto de 2020, vai ser lembrado por vários anos. A forte massa de ar frio de origem polar que chegou ao Brasil gelou São Paulo e fez com que a temperatura ficasse abaixo de 10°C durante a tarde. Por volta das 20 horas, a sensação térmica no aeroporto de Congonhas, na zona sul da capital paulista, era de apenas 3°C.

Possibilidade de recorde de frio na capital paulista

Esta onda frio persiste no fim de semana e vai manter todo o estado de São Paulo com baixas temperaturas. Nas madrugadas deste fim de semana e até a segunda-feira, a cidade de São Paulo deve bater o recorde de frio para 2020 mais de uma vez.

A temperatura entra elevação a partir de terça, com o maior afastamento do ar frio intenso, mas as noites e o amanhecer continuam frios.

O fim de semana ainda é nublado e pode chuviscar na Grande São Paulo.O sol reaparece entre muitas nuvens durante a segunda-feira, 24 e agosto                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                   

Foto: Climatempo

Foto de André C., São Paulo (SP)

Temperatura invertida

A cidade de São Paulo viveu um dia com inversão nos horários da temperatura mínima e da máxima. Normalmente a menor temperatura o dia ocorre na madrugada ou amanhecer e a maior à tarde. 

Por causa desta intensa onda de frio que chegou ao Brasil, o ar no estado de São Paulo passou toda a sexta-feira em processo de resfriamento. Assim a menor temperatura do dia, até 18 horas foi de 9,1°C e que está sendo o recorde frio para este ano, até agora. Porém, a temperatura ainda pode baixar mais no decorrer da noite.

A temperatura máxima na cidade de São Paulo nesta sexta-feiram 21 de agosto, foi de 12,6°C e ocorreu por volta da meia-noite.

Até 18 horas, a menor temperatura no estado de São Paulo era de 5,9°C em Campos do Jordão. Porém, a tendência ainda é de queda no decorrer da noite em todo o estado.

Recorde absoluto de frio em São Paulo

A passagem de massas de ar frio intensas sobre o Brasil durante o mês de agosto não é um fato raro. A ocorrência de neve no Sul do país em agosto também não é tão rara como se poderia imaginar.

Em agosto de 1955, o ar polar também passou muito forte sobre o estado de São Paulo e fez a temperatura baixar para menos de 0°C na cidade de São Paulo. 

Segundo os registros históricos do INMET, o recorde absoluto de frio em São Paulo ocorreu em 2 de agosto de 1955, com a temperatura de -2,1°C.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade