PUBLICIDADE

Climatempo

Temperatura baixa atípica em Mato Grosso do Sul

Fim de semana começa seco e termina com pancadas de chuva

6 dez 2019 - 17h27
Compartilhar
Exibir comentários

A brusca queda da temperatura que ocorreu sobre o Mato Grosso do Sul na sexta-feira, 6 de dezembro, foi provocada pelo ar seco e frio de origem polar que entrou no estado, após a passagem de uma frente fria. A queda da umidade do ar diminui a nebulosidade e as condições para chuva.

Algumas áreas no sul de Mato Grosso do Sul amanheceram a sexta-feira, 6 de dezembro com temperatura muito abaixo do normal para dezembro. Alguns locais registraram menos de 15°C, o que trouxe a sensação de friozinho para algumas pessoas.

Segundo dados do INMET - Instituto Nacional de Meteorologia - a média de temperatura mínima em dezembro para a maioria das áreas de Mato Grosso do Sul, incluindo Campo Grande, varia de 20°C a 22°C. No norte e oeste do estado, esta média sobe para a faixa de 22°C a 24°C.

Em Campo Grande, a temperatura mínima nesta sexta-feira foi de 20,1°C, a mais baixa desde o dia 17 de novembro quando a mínima foi de 19,9°C. A média de temperatura mínima normal para dezembro é de 20,7°C.

Confira alguns valores de temperatura mínima atípicos registrados pelo INMET em Mato Grosso do Sul em 6/12/2019

Amambai: 14,8°C

Sete Quedas: 15,7°C

Ponta Porã: 16,1°C

Bela Vista: 16,9°C.

Estes foram os menores valores, mas vários outros locais de Mato Grosso do Sul registraram temperaturas entre 17°C e 21°C, também abaixo do normal para dezembro.

Sábado seco

Este ar seco ainda predomina sobre o Mato Grosso do Sul neste sábado, 7 de dezembro, inibindo o crescimento de grandes nuvens no estado. Assim, praticamente todo o estado tem um sábado com muito sol e sem chuva. Algumas pancadas de chuva passageiras podem ocorrer à tarde em locais da divisa com o Mato Grosso e Goiás. Não tem previsão de chuva para Campo Grande.

O sábado amanhece fresco e até friozinho no sul do estado, mas a tarde será quente em todo todo o Mato Grosso do Sul.

Pancadas de chuva no domingo

Já para o domingo, a previsão é de que o ar úmido volte e se espalhar sobre o estado. O calor aumenta. Com o ar mais úmido e quente, as nuvens carregadas crescem novamente e provocam pancadas de chuva com raios à tarde e à noite em quase todas as regiões do estado. Volta a chover também em Campo Grande.

Atenção na segunda-feira

As áreas de instabilidade ganham força sobre o Mato Grosso na segunda-feira e as condições para chuva aumentam. Há risco de fortes pancadas de chuva.

Foto: Climatempo

Foto de Geone Bernardo, Vicentina (MS)

Muita chuva em GO, MT e DF

Áreas de instabilidade continuam atuando sobre o Mato Grosso, Goiás e sobre o Distrito Federal neste fim de semana, mantendo muitas nuvens carregadas nestas regiões. É alto o risco de chuva durante o fim de semana e que pode ser forte.

Neste no sábado, 7, o tempo fica bastante instável. Mato Grosso, Goiás e o Distrito Federal podem ter várias pancadas de chuva a qualquer hora e que podem ser moderadas a fortes.

No domingo, os períodos com sol aumentam sobre o Mato Grosso e no sul de Goiás. Nestas áreas, as pancadas de chuva se concentram à tarde e à noite. O calor aumenta inclusive em Cuiabá.

Já para Goiânia e Brasília, para o centro-norte de Goiás e para o Distrito Federal, a previsão é de chuva a qualquer hora e há risco de chuva moderada a forte

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade