PUBLICIDADE

Climatempo

Calorão continua em SP nesta quinta

Semana pode terminar com novo recorde de calor na capital. Tarde de quarta, 18, foi a mais seca do ano. Pancadas de chuva voltam a ocorrer em SP.

18 set 2019 - 17h20
(atualizado às 21h56)
Compartilhar
Exibir comentários

A semana segue muito quente no estado de São Paulo e a cidade de São Paulo poderá ter novo recorde de calor para este ano na sexta-feira, 20 de setembro. O recorde atual é de 35,9°C registrado nos dias 12 de setembro e 2 de fevereiro. Até lá, a temperatura pode chegar aos 41°C em localidades do norte ou oeste do estado. 

O Litoral Sul e a Baixada Santista não terão temperaturas muito elevadas por causa do excesso de nebulosidade e de névoa. O Litoral Norte passa dos 30°C.

Pancadas de chuva devem ocorrer nesta quinta-feira, 19, no centro-oeste e sul do estado de São Paulo. Na sexta-feira, 20, uma frente fria chega ao estado e as pancadas de chuva poderão ocorrer por todo o estado.

Tarde mais seca do ano na capital paulista

A tarde de 18 de setembro foi a mais seca deste ano até agora na cidade de São Paulo. A medição do Instituto Nacional de Meteorologia indicou apenas 19% de umidade no ar às 15 horas (horário de Brasília), na estação meteorológica convencional localizada no Mirante de Santana, na zona norte da cidade. Esta foi também a menor umidade relativa do ar para este horário desde 11 de agosto de 2018, quando o nível de umidade também foi de 19%. 

O recorde anterior de menor umidade relativa do ar às 15 horas no Mirante era de 20%, em 12 de setembro.

Sem considerar o litoral, todas as outras regiões do estado de São Paulo têm tido dias muito secos. Esta semana, a região de Presidente Prudente já registrou 9% de umidade no ar, mas muitas áreas do centro, norte e oeste do estado de São Paulo vêm tendo várias horas consecutivas com níveis de umidade do ar entre 10% e 20%. 

Por volta das 15 horas, o INMET registrava 14% de umidade relativa do ar em Barretos, Pradópolis, Votuporanga, Bauru, José Bonifácio, Ariranha, Itapira, Ituverava, 13% em Barra Bonita e 12% de umidade no ar em Lins.

Foto: Climatempo

Foto de Marina Angelo, São Paulo(SP)

Temperatura cai no fim de semana

O próximo fim de semana será o último do inverno e será marcado por uma forte queda da temperatura na Grande São Paulo e no leste do estado, por causa da passagem de uma frente fria.  

Depois de dias muito quentes, a cidade de São Paulo terá um fim de semana com temperatura amena, que não deve superar os 25°C.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade