0

Tarde mais fria do ano em São Paulo

Madrugada desta quarta, 12, poderá ser a mais fria em dois meses

11 fev 2020
19h22
  • separator
  • 0
  • comentários

Depois da tempestade, a cidade de São Paulo teve um dia frio para os padrões de fevereiro, que climatologicamente é o mês mais quente do ano. Na terça-feira, 11 de fevereiro, o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) registrou 16,3°C de temperatura mínima e apenas 20,7°C de temperatura máxima.

A temperatura máxima na tarde da terça-feira foi a mais baixa do ano de 2020 até agora e também do verão, que começou em 22 de dezembro de 2019, e ficou cerca de 8°C abaixo da temperatura máxima de referência para fevereiro que é de 28,8°C. O recorde de menor máxima foi batido pelo segundo dia consecutivo. A temperatura máxima do dia 10 de fevereiro foi de 22,5°C. 

A temperatura mínima de 16,3°C registrada no dia 11 de fevereiro foi a segunda mais baixa de 2020. A menor temperatura deste ano até agora foi de 16,2°C, em 26 de janeiro.

A média normal de temperatura mínima para fevereiro, calculada com base nas medições de 30 anos, de 1981 a 2010, é de 19,5°C.

Por que esfriou?

O motivo para um dia tão fresco em pleno verão é a combinação de um dia nublado, sem sol, com a presença constante de ventos frios de origem polar. Dias nublados, mesmo sem chuva, sempre terão temperaturas mais baixas do que dias com sol forte ou só com períodos com sol.

Mas desta vez, dois detalhes ajudaram a esfriar de forma mais intensa: o vento frio veio de uma massa de ar frio de origem polar que chegou forte ao Brasil, para esta época do ano. A terça-feira foi o segundo dia seguido sem o sol.

A madrugada da quarta-feira, 12 de fevereiro deve ser a mais fria deste ano, mas a tendência é de que o sol reapareça e a temperatura suba no decorrer da tarde.

Climatempo
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade