PUBLICIDADE

Sul registra mais uma geada atípica de primavera

Serra de SC teve temperaturas abaixo de 5°C. Ar frio de origem polar passa sobre a Região. Ciclone extratropical vai aumentar o vento no RS nos próximos dias.

3 dez 2018 - 12h35
Compartilhar
Exibir comentários

Faltando menos de 20 dias o solstício de verão, o início oficial do verão, no dia 21 de dezembro, o Sul do Brasil volta a conviver com frio atípico. O ar frio de de origem polar entrou na Região com mais força do que o normal para esta época do ano e provocou uma acentuada queda de temperatura acentuada. Os três estados do Sul registraram temperaturas abaixo de 10°C. Houve geada na região serrana de Santa Catarina, o que não é comum em dezembro, já nas últimas semanas da primavera

.

O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 5,5°C em Cambará do Sul (RS), 3,8°C em Bom Jardim da Serra (SC) e 8,5°C em Clevelândia (PR).

O Epagri-Ciram, órgão de monitoramento ambiental e meteorológico do governo de Santa Catarina, registrou até 1°C em Urupema e houve formação de geada fraca por lá. Segundo este instituto, o último registro de geada em dezembro em Santa Catarina foi em 2012.

Foto: Climatempo

Foto de Ag. São Joaquim Online, São Joaquim (SC)

Foto: Climatempo

Foto de Ag. São Joaquim Online, São Joaquim (SC)

Sol e tempo seco

A presença do ar frio de origem polar evita a formação de nuvens carregadas e deixa quase todo o Sul do Brasil com tempo firme nesta segunda-feira, com sol e poucas nuvens. Apenas o leste do Paraná, o leste e o nordeste de Santa Catarina têm muitas nuvens, mas com aberturas de sol. Pode chover fraco em Curitiba e no litoral paranaense.

A terça-feira será com predomínio de sol no Sul do Brasil, podendo chover rapidamente em alguns locais do leste dos estados. Pode chover em Curitiba e em Florianópolis.  

O dia amanhece frio para os padrões normais de dezembro.

Ciclone extratropical

Um ciclone extratropical está ativo sobre o mar, entre o litoral do Uruguai e da província de Buenos Aires. Durante esta terça-feira, 4 de dezembro, este ciclone se desloca sobre o mar aproximando-se do litoral do Rio Grande do Sul. Até a quinta-feira, 6 de dezembro, este sistema vai influenciar o Sul do Brasil provocando rajadas de vento moderadas a fortes, com até 80 km/h, principalmente no Rio Grande do Sul e no sul de Santa Catarina

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade