PUBLICIDADE

Sul em alerta para temporais no carnaval

Baixa pressão atmosférica e frentes frias facilitam a formação de nuvens carregadas.

9 fev 2018 - 17h04
Compartilhar
Exibir comentários

Pancadas de chuva moderadas a fortes voltaram a ocorrer nos três estados do Sul do Brasil nas vésperas do carnaval e vieram também com ventos fortes. Na tarde da sexta-feira, 9 de fevereiro, o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) registrou rajadas de 74 km/h em Quaraí, no Rio Grande do Sul, 73 km/h em Dois Vizinhos, no Paraná. Em Bom Jardim da Serra, no Morro da Igreja, uma rajada chegou aos 76 km/h.

A chuva caiu pesada sobre Dois Vizinhos, onde choveu 41,0 mm em apenas 1 hora de chuva (entre 14 e 15 horas) segundo o INMET. Choveu forte também sobre a região de Uruguaiana (RS), Foz do Iguaçu (PR) e Lages (SC).

Em Porto Alegre, a tarde mais quente do ano foi também com temporais. No aeroporto Salgado Filho, uma rajada chegou aos 79 km/h pouco depois das 16 horas.

Frente fria e baixa pressão atmosférica

As condições para chuva e o risco de temporais aumentam por todo o Sul do Brasil durante os dias de carnaval. A combinação de mais ar quente e úmido sobre a Região, a passagem de duas frentes frias e uma queda acentuada da pressão atmosférica sobre o Paraguai vai fazer com que uma grande quantidade de nuvens carregadas se espalhe sobre os estados do Sul provocando temporais.

Durante o carnaval, o tempo vai ficar bastante instável sobre a Região Sul. No sábado, a chuva pode cair forte inclusive sobre as regiões no sul do Rio Grande do Sul que estão em situação de emergência por causa da estiagem.

As três capitais podem ter fortes pancadas de chuva no fim de semana. Na segunda-feira, a chuva diminui ao longo do dia na Grande Porto Alegre, mas as região de Florianópolis e de Curitiba, além do litoral de Santa Catarina e do Paraná podem te chuva forte em várias horas.

Na terça e na quarta-feira, o tempo chuvoso deve predominar no litoral de Santa Catarina e do Paraná e também nas capitais Florianópolis e Curitiba.

Calor

Porto Alegre bateu recorde de calor para 2018 nesta sexta, 9 de fevereiro, com temperatura máxima de 36,5°C, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia. O recorde anterior era de 36,0°C em 5 de janeiro.

Em Florianópolis, o recorde foi de madrugada mais quente do ano. Segundo o INMET, a temperatura mínima foi de 24,7°C. O recorde anterior era de 24,6°C, em 18 de janeiro.

Em Campo Bom, na Grande Porto Alegre, a temperatura na tarde da sexta-feira, 9, chegou aos 38,1°C. Esta foi a maior temperatura no Sul do Brasil e uma das maiores no Brasil na sexta-feira.

O fim de semana de carnaval será bem abafado no Sul do Brasil, mas a tendência é de diminuição das temperaturas por causa do aumento da nebulosidade e da chuva. Mas a sensação de ar mais fresco só virá durante a segunda-feira quando ventos de origem polar soprarem persistentes sobre a Região Sul.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade