PUBLICIDADE

Sul do país terá nova frente fria

Veja quando esfria na Região

17 ago 2018 - 16h19
(atualizado às 16h54)
Compartilhar
Exibir comentários

O fim de semana começa com tempo estável sem chuva no Sul do Brasil. O amanhecer ainda será frio nos três estados da Região, principalmente no sábado. 

A umidade persiste sobre o leste de Santa Catarina, litoral do Paraná e a capital Curitiba. Nestas localidades, o sábado (18), começa com muita nebulosidade e a tarde ocorrem algumas aberturas de sol. Nas demais áreas do Sul do país, o sol aparece ao longo do dia e a temperatura entra em elevação.

A aproximação de uma nova frente fria muda o padrão da circulação dos ventos e, por isso, poderá ser observada entre o fim detarde e noite algumas rajadas moderadas. 

Virada no tempo

No domingo (19), a frente fria chega ao Rio Grande do Sul e os ventos sopram moderados pelo estado. As áreas de instabilidade deste sistema deixam o céu carregado fechado com chuva já pela manhã em Uruguaiana. Há risco de temporais no oeste e centro-sul do Rio Grande do Sul. A Grande Porto Alegre terá condições para chuva com raios à partir da tarde. 

Com o avanço da frente fria, ao longo da tarde e a noite, a chuva cai pelo interior de Santa Catarina e em Foz do Iguaçu.

Em Florianópolis, o sol aparece e há possibilidade de chuva fraca, por causa da influência dos ventos marítimos. No Vale do Itajaí, litoral do Paraná e em Curitiba, o predomínio é da massa de ar seco. A capital paranaense pode começar o dia com névoa por causa do frio da madrugada, mas depois com o sol brilhando forte a tendência é de elevação da temperatura nas horas mais quentes do dia. 

Queda de temperatura

Associado a esta frente fria, os ventos frios de uma massa de ar de origem polar irão provocar queda de temperatura na maior parte da Região Sul do país, no começo desta próxima semana. 

Semana começa com risco de chuva forte 

Na segunda-feira (20), com a frente fria se deslocando pelo Sul do país, Santa Maria (RS), terá chuva mais grossa durante a madrugada e no período da manhã, depois diminui. O alerta é para o risco de chuva moderada forte em Porto Alegre, norte do Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina e em Foz do Iguaçu.

Em Florianópolis, Vale do Itajaí e na região central do Paraná, o tempo fica instável com condições para pancadas de chuva a qualquer hora do dia.

Em Curitiba e no litoral do Paraná, o sol aparece as nuvens aumentam mas ainda não há expectativa de chuva. Na fronteira gaúcha, o dia amanhece nublado, mas aos poucos o sol aparece e não chove.

Foto: Climatempo
Foto: Graziela Binttencort - Rio Grande - RS
Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade