PUBLICIDADE

Climatempo

Sul do Brasil volta a ter temporais

Chuva volumosa e ventos fortes podem ocorrer nos três estados até o domingo, 17

14 fev 2019 - 13h20
Compartilhar
Exibir comentários

Os estados do Sul do Brasil entram novamente a situação de risco para temporais durante esta sexta-feira, 15 de fevereiro, mas que deve se estender para grande parte da Região também durante o fim de semana. Desta vez, o motivo para as tempestades não é uma frente fria, mas uma grande e forte área de baixa pressão atmosférica que avança do Uruguai e do leste da Argentina para o Brasil.

Este grande sistema de baixa pressão atmosférica se organiza desde a superfície até os níveis mais elevados (em torno de 10 mil metros), e esta é uma situação bastante propícia à ocorrência de chuva forte e volumosa.

A circulação ciclônica (movimento do ar no sentido horário) e a queda da pressão do ar intensificam a concentração e o movimento ascendente do ar úmido,  o que facilita a formação das muitas nuvens carregadas, que provocam os temporais. O perigo de chuva forte e volumosa, raios e intensas rajadas de vento, que podem se aproximar dos 100 km/h existe para os três estados nos próximos dias.

Foto: Climatempo

Foto de Eder Luiz de Mello, Santa Maria (RS)

Sexta-feira com temporais

Na sexta-feira, 15 de fevereiro, toda a Região Sul tem muita nebulosidade o dia todo. As pancadas de chuva com raios e eventualmente com ventos fortes podem ocorrer a qualquer hora em todos os estados. Há risco de temporais também na região de Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba.

A chuva forte e o vento forte podem causar diversos transtornos como alagamentos, queda de galhos grandes de árvores, movimento brusco de algumas placas de anúncios e até destelhamentos.

Fim de semana

No fim de semana, já a partir do sábado, o risco de temporais diminui no Rio Grande do Sul, O centro-oeste e sul do estado já deve ter períodos com sol. Ainda chove com frequência na Grande Porto Alegre e na serra gaúcha.

No domingo, a fronteira com o Uruguai deve ter um dia com sol e tempo seco, sem chuva. As demais regiões gaúchas ainda terão pancadas de chuva.

Já em Santa Catarina e no Paraná, o risco de temporais permanece alto no sábado e no domingo, 17 de fevereiro. Mas no domingo, o centro-oeste do Paraná deve ter maiores períodos com sol e pancadas de chuva a partir da tarde.

Na segunda-feira, 18, as condições para chuva forte diminuem sobre o Sul do Brasil de forma geral, mas a região de Curitiba, o leste e o norte do Paraná ainda poderão sofrer com muita chuva.

Muita chuva no litoral do PR, Vale do Itajaí e litoral de SC

A chuva desta sexta-feira, 15, e do fim de semana poderá causar problemas em muitas áreas da Região Sul, porém, há uma preocupação especial com o grande volume de chuva esperado para o litoral do Paraná, para o litoral norte de Santa Catarina e região de Florianópolis e para o Vale do Itajaí.

No fim de semana, estas regiões devem ter muitas horas de chuva consecutivas, podendo ser com moderada a forte intensidade em vários momentos.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade