PUBLICIDADE

Sul do Brasil tem temporais nesta quinta

Temporal causa alagamentos na Grande Curitiba na tarde desta quarta-feira.

14 mar 2018 - 18h12
Compartilhar
Exibir comentários

Tempestade na Grande Curitiba

Fortes áreas de instabilidade se espalharam sobre Santa Catarina e Paraná nesta quarta-feira e provocaram temporais durante a tarde. Os maiores volumes de água caíram sobre o leste do Paraná causando muitos transtornos na Grande Curitiba e pelo litoral.

Somente em 3 horas de chuva, entre 13 horas e 16 horas, o CEMADEN - Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais -  registrou 73 mm em áreas de Curitiba. Em Pinhais choveu mais de 80 mm neste período. Em Antonina, no litoral, foram quase 94 mm em pouco mais de 3 horas de chuva. Estes volumes de chuva são extremamente elevados e com alto potencial para alagamentos.

Foto: Climatempo

Chuva forte na Grande Curitiba em 14/3/2018

Imagens da nebulosidade sobre o Paraná captadas pelo satélite GOES 16 às 17 horas do dia 14 março mostravam muitas nuvens bastante carregadas (manchas em tons de vermelho) sobre grande parte do Paraná, inclusive sobre a Grande Curitiba e o litoral paranaense. Embora a chuva tenha enfraquecido bastante por volta das 17 horas, não se pode descartar o risco de voltar a chover com moderada a forte intensidade no decorrer da noite.

Foto: Climatempo

Frente fria

O tempo fica muito instável no Sul do Brasil nesta quinta-feira com a passagem de uma frente fria. Há risco de temporais em todos os estados e as capitais Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba também ficam sujeitas a chuva forte. Há potencial para alagamentos nas capitais e em muitos outros centros urbanos.

A frente fria intensifica primeiro as áreas de instabilidade sobre o Rio Grande do Sul, onde a chuva deve cair muito forte. A previsão é de chuva na maior parte do dia por todo o estado. A chuva para a partir do fim da tarde na fronteira com o Uruguai.

Na maioria das áreas de Santa Catarina e no sudoeste do Paraná, região de Foz do Iguaçu, a chuva também começa na madrugada ou de manhã e cai forte no decorrer do dia.

O Vale do Itajaí e outras áreas do Paraná devem ter sol e predomínio de tempo seco pela manhã, mas os temporais também devem ocorrer à tarde e à noite.

Mais pancadas de chuva ocorrem na sexta-feira sobre o Sul do Brasil e no fim de semana, quando outra frente fria chega ao Rio Grande do Sul.

Foto: Climatempo

Foto de Valdeci Medeiros - Curitiba, PR

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade