PUBLICIDADE

Climatempo

Sul do BR teve neve e chuva congelada nesta sexta

Ar frio de origem polar avança forte sobre a Região. Temperaturas ficam muito baixas no fim de semana.

2 ago 2019 - 14h13
(atualizado em 3/8/2019 às 03h37)
Compartilhar
Exibir comentários

Como já vinha sendo falado desde o início desta semana, o ar frio de origem polar voltou a entrar com muita força sobre a América do Sul e já gelou e Argentina, o Chile, o Uruguai, o Paraguai e agora faz a temperatura despencar também em parte do Brasil e na Bolívia.

O frio intenso e o excesso de umidade no Sul do Brasil proporcionaram a ocorrência de chuva congelada em cidades do Rio Grande do Sul na manhã desta sexta-feira, 2 de agosto. Gramado e Farroupilha foram duas cidades que registram o fenômeno. Mas no decorrer da tarde, a chuva congelada foi observada em vários outros locais da serra, do planalto e do noroeste do Rio Grande do Sul.

Na serra de Santa Catarina, a região de São Joaquim teve chuva congela e flocos de neve.

A imagem captada pelo satélite GOES 16 mostra a densa camada de nuvens recobrindo o norte gaúcho, incluindo a serra, Santa Catarina e avançado sobre o Paraná.

Foto: Climatempo

Nuvens cobrem serra do RS, serra e planalto de SC e há chance de nevar em 2 de agosto de 2019

Chance de neve continua até o sábado

Mas a chance de nevar mesmo só aumenta na tarde e noite de hoje na serra gaúcha e catarinense e também em áreas do Planalto Sul de Santa Catarina. A neve e outras precipitações de inverno podem ocorrer também na madrugada deste sábado, 3 de agosto, mas especialmente na serra do Rio de Grande do Sul e de Santa Catarina.

Tarde e noite geladas

O ar frio de origem polar combinado com o vento moderado a forte e a falta de sol deixam o Sul do Brasil gelado  na tarde e noite desta sexta-feira. Mesmo nas áreas onde o céu já está azul e o sol brilha intenso, como na maioria das áreas do Rio Grande do Sul, as temperaturas permanecem baixas e a sensação de frio é grande.

Em Porto Alegre, às 13 horas desta sexta-feira, o aeroporto local registrava 13°C, mas com o vento de 26 km/h, a sensação térmica era de 8°C.

A noite de hoje será muito fria em toda a Região Sul do Brasil. A noite e o amanhecer deste fim de semana, 3 e 4 de agosto, serão congelantes e tem previsão de geada generalizada no domingo.

Foto: Climatempo

Foto de Giulia Andres, São Joaquim (SC), em 27/8/2013

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade