PUBLICIDADE

Sul do BR fica gelado nos próximos dias

Temperaturas abaixo de 0°C e geada voltam a ocorrer nos três estados. Capitais podem ter recorde de frio até o domingo.

14 jun 2018 - 12h46
Compartilhar
Exibir comentários

A madrugada de 14 de junho foi uma das mais geladas do ano até agora no Sul do Brasil. Não houve recorde de temperatura mínima nas capitais, mas Porto Alegre e Florianópolis registraram a terceira menor temperatura de 2018. Na capital gaúcha, a mínima foi de 5,9°C e o recorde atual de frio é de 5,0°C, no dia 25 de maio. Em Florianópolis, a temperatura mínima nesta quinta-feira foi de 8,5°C e o recorde de frio é de 7,0°C, em 8 de junho. As medições foram do Instituto Nacional de Meteorologia.

Os três estados da Região Sul registraram temperatura abaixo de 0°C. A quantidade de locais com temperatura negativa foi a maior do ano, até agora. Considerando as medições do INMET e do EPAGRI-CIRAM, 29 cidades do Sul do Brasil registraram temperatura abaixo de 0°C no dia 14/6/18. De acordo com estes dois órgãos, a menor temperatura no Paraná foi de -1,9°C em General Carneiro, -3,1°C em Urupema, em Santa Catarina, e de -1,6°C em São José dos Ausentes, no Rio Grande do Sul.

Foto: Climatempo

Mais frio nos próximos dias

O frio intenso veio com uma forte massa de ar frio de origem polar que chegou ao centro-norte da Argentina e começou a influenciar o Sul do Brasil. O centro desta massa de ar gelado, que é a região de frio mais intenso, vai passar sobre o Uruguai e o Rio Grande do Sul entre os dias 15 e 17 de junho. Por isso, até o domingo, o frio aumenta sobre o Sul do Brasil. A temperatura vai baixar mais!

Temperatura negativa e geada

As noites e os começos de manhã nesta sexta-feira, 15 de junho, e no próximo fim de semana, serão muito frios nos três estados da Região Sul. Temperaturas abaixo de 0°C e geada voltam a ocorrer. A geada mais forte e generalizada deve ser observada sobre o Rio Grande do Sul.

Foto: Climatempo

Foto de Mycchel Legnaghi, São Joaquim Online, São Joaquim (SC)

Muito frio nas capitais do Sul do BR

Os próximos dias serão gelados nas capitais da Região Sul do Brasil. Porto Alegre pode bater o recorde de menor temperatura do ano mais de uma vez até o domingo. O recorde atual é de 5,0°C.

Em Florianópolis, a possibilidade de recorde de frio é em relação à menor temperatura máxima. A nova marca pode ser estabelecida já nesta sexta-feira. O recorde atual de menor temperatura máxima em 2018 é de 18,9°C.

Em Curitiba, a combinação de excesso de umidade, a falta de sol com o predomínio de céu nublado e da presença do ar polar,  vai aumentar o frio. A capital do Paraná poderá ter novo recorde de tarde mais fria do ano. A recorde atual de menor temperatura máxima é de 13,3°C.

Chuva no Paraná

Enquanto sol e o tempo seco predominam sobre Santa Catarina e principalmente sobre o Rio Grande do Sul, o Paraná fica frio e úmido nesta sexta-feira. Novas áreas de instabilidade passam sobre o estado e há possibilidade de chuva até sábado em quase todas as áreas paranaenses. Não há expectativa de temporais e nem de ventania como ocorreu nos dias 11 e 12 de junho.

No Vale do Itajaí, em Santa Catarina, pode chover no sábado.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade