PUBLICIDADE

Climatempo

Sul do BR esquenta mais. Chuva fica bloqueada no sul do RS.

Massa de ar seco predomina na Região Sul do Brasil e afasta as frentes frias para o oceano.

13 jun 2019 - 23h23
Compartilhar
Exibir comentários

A passagem de frentes frias sobre o leste Argentina e Uruguai trouxeram instabilidade para o Rio Grande do Sul nos últimos dias. Nesta sexta, 14 de junho, outra frente fria se afasta para o mar não conseguindo quebrar o bloqueio da massa de ar seco sobre o Brasil. Nos próximos dias ainda tem previsão de chuva para a região da fronteira do Rio grande do Sul com o Uruguai.

Paraná e Santa Catarina

Uma massa de ar seco influencia o tempo sobre o estado do Paraná e de Santa Catarina, incluindo Curitiba e Florianópolis. A previsão para os dois estados, tanto para esta sexta quanto para o final de semana, é de tempo seco e de sol, sem previsão de chuva.

Rio Grande do Sul

Uma frente fria se afasta pelo oceano, mas um sistema de baixa pressão atmosférica sobre o norte da Argentina, a umidade e o calor dos ventos que vem do Norte do país estimulam a formação de nuvens de chuva sobre o sul do Rio Grande do Sul.

Sexta, dia 14 de junho e sábado, dia 15 de junho, a região da fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai tem predomínio de céu nublado, com poucos períodos de sol e chuva a qualquer hora. As regiões centro-oeste e sudeste do estado, onde estão Santa Maria e São Luiz Gonzaga, têm previsão de sol entre muita nebulosidade. As outras áreas do estado, incluindo Porto Alegre, têm previsão de sol e algumas nuvens, mas nada de chuva por enquanto.

No domingo a região da fronteira tem previsão de sol forte durante o dia e pancadas de chuva com raios a partir da tarde. Para as outras regiões do estado a previsão é de sol e tempo seco.

Temperatura

A temperatura da Região Sul do país está em elevação. Várias áreas no interior dos três estados do Sul têm calor acima dos 30°C na tarde desa sexta-feira. À noite a temperatura volta a diminuir, mas o frio é ameno. O calor continua no fim de semana, inclusive nas capitais.

Na quinta-feira, 13, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 28,8°C em Porto Alegre, 28,4°C em Florianópolis e 25,4°C em Curitiba.

Foto: Climatempo

Foto por Dolores Klassen, São Paulo (SP)

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade