PUBLICIDADE

Sudeste tem sol e temporais no fim de semana

ASAS ganha força e reduz a chuva em parte da Região. O ar continua abafado.

12 jan 2018 - 16h58
Compartilhar
Exibir comentários

Sudeste tem sol e temporais no fim de semana

Algumas áreas da Região Sudeste do Brasil terão muito sol, calor e pouca chuva no fim de semana, mas outras vão ter períodos com sol e temporais. O ar quente está espalhado por toda a Região Sudeste, mas a umidade vai ficar concentrada no centro-sul da Região.

ASAS atua no norte do Sudeste

Durante o fim de semana, 13 e 14 de janeiro, o sistema de alta pressão atmosférica ASAS (Alta Subtropical do Atlântico Sul) começa a ganhar força novamente sobre o Sudeste do Brasil, mas terá influência em apenas parte da Região. A atuação deste sistema se concentra sobre o Espírito Santo, o norte do estado do Rio de Janeiro e sobre o norte e leste de Minas Gerais, incluindo o Vale do Rio Doce e o Vale do Jequitinhonha. Estas regiões tiveram pouca chuva nos últimos dias e vão ficar mais secas e quentes.

A ASAS reduz a umidade no ar e por isso as condições para chuva também vão diminuir. Mas para quem está de folga e nas praias do Espírito Santo ou do norte fluminense, esta é uma boa notícia, porque o sol vai predominar e a chance de chuva é baixa. A região de Vitória terá dias com muito sol até pelo menos a próxima quarta-feira, 17 de janeiro. Belo Horizonte também terá muito sol, calor e poucas pancadas de chuva.

Temporais em SP, em parte do RJ e de MG

Áreas de instabilidade voltam a se intensificar sobre São Paulo, sobre o centro-sul do Rio de Janeiro, o centro-sul de Minas Gerais e sobre o Triângulo Mineiro. Uma mudança da circulação de ventos em torno de 5000 metros e altitude vai facilitar o crescimento de mais nuvens carregadas nestas áreas e o risco de temporais aumenta. O ar continua abafado no fim de semana e a sensação é de calor em grande parte do dia e da noite.

Para todo o estado de São Paulo, os períodos com sol serão maiores no sábado. No domingo, a chance de chover já de manhã é alta para a maioria das áreas paulistas, incluindo a Grande São Paulo. Nas praias, a situação é parecida: maior chance de sol sábado e maior risco de chuva já pela manhã no domingo.

No estado do Rio de Janeiro, as parias do litoral norte serão mais privilegiadas com o sol no fim de semana. Nas praias do Grande Rio, da região do Lagos e do litoral o risco de chover é alto e pode chover forte. No sábado, as pancadas de chuva deve se começar a partir da tarde, mas no domingo pode chover até de manhã.

Foto: Climatempo

Foto de Leonardo Carlos, Ribeirão Preto (SP)

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade