PUBLICIDADE

Climatempo

Sudeste tem muita chuva no fim de semana

Risco de chuva forte e de alagamentos em todos os estados

15 fev 2019 - 18h14
(atualizado em 16/2/2019 às 12h08)
Compartilhar
Exibir comentários

Nuvens carregadas crescem por todos os estados do Sudeste do Brasil por causa do excesso de umidade que já é observado sobre toda a Região. Mas neste fim de semana, 16 e 17 de fevereiro, as condições para chuva aumentam por causa de um grande sistema de baixa pressão atmosférica que vai influenciar grande parte da Região.

Este grande sistema de baixa pressão atmosférica se organiza desde a superfície até os níveis mais elevados (em torno de 10 mil metros), e esta é uma situação bastante propícia à ocorrência de chuva forte e volumosa, que pode se prolongar por muitas horas.

Sábado de muita chuva em SP, RJ e sul de MG

No sábado, 16 de fevereiro, as áreas de instabilidade ficam mais ativas sobre o estado de São Paulo, no centro-sul do Rio de Janeiro, na região da Zona da Mata Mineira, no Sul de Minas Gerais região do Triângulo Mineiro.

Em todas as regiões, o sábado terá predomínio de céu nublado e tempo chuvoso. A chuva pode cair forte em pouco tempo e também pode ser moderada a forte e se prolongar por várias horas. Nos dois casos, os volumes de chuva acumulados até o fim do dia devem ser elevados e podem causar transtornos como alagamentos, deslizamento de terra e queda de barreira. Não se pode descartar também o transbordamento de córregos e rios.

Nas demais áreas do Sudeste, o sábado terá períodos com sol e pancadas de chuva que podem ser fortes à tarde e à noite.

A chuva deste sábado pode causar problemas inclusive na Grande São Paulo e no Grande Rio, além de áreas como litoral Norte de São Paulo, Baixada Santista e região de Angra dos Reis que já sofreram recentemente com chuva extrema, que causaram enchente.

Confira a previsão completa para o estado de SP em áudio:

Domingo com mais chuva em MG

Durante o domingo, 17, ainda teremos chuva frequente e muita nebulosidade em São Paulo e no Rio de Janeiro e há risco de chuva moderada a forte em algumas horas. Porém, a região da Grande Belo Horizonte e todo o centro-sul e oeste de Minas ficam terão chuva mais volumosa e com maior risco de transtornos para a população.

No Espírito Santo , no norte e leste de Minas Gerais podem ocorrer fortes pancadas de chuva especialmente à tarde e à noite.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade