0

Sudeste em alerta para mais temporais

Cavado meteorológico estimula o crescimento de nuvens carregadas sobre a Região. Há risco de ventania e raios.

21 fev 2019
11h29
  • separator
  • comentários

A Região Sudeste está em alerta para a formação de nuvens carregadas e mais temporais ao longo desta quinta-feira (21). Um cavado meteorológico, que atua em médios níveis da atmosfera, é o responsável pela alta concentração de umidade e o desenvolvimento das nuvens de tempestades. Os meteorologistas alertam para ventos fortes na hora da chuva, com as rajadas mais intensas chegando a 80 km/h e para descargas elétricas

Risco de temporais 

A chuva já começou pela manhã em áreas do interior de São Paulo e até na capital paulista. Ocorrem aberturas de sol, sempre entre bastante nebulosidade, mas há condições para que a chuva retorne a qualquer momento do dia, com risco de chuva forte e volumosa. Novamente há condições para a formação de alagamentos e transbordamento de córregos e rios que cortam o estado e a Grande São Paulo. 

Ontem (20), o município de Franca foi destaque e sofreu com grandes alagamentos e inundações, durante quatro horas seguidas de temporais. A estação automática do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) registrou 67,8 mm entre às 16 horas e às 20 horas. O Instituto CIIAGRO chegou a registrar 80 mm no período. 

A Grande Belo Horizonte já teve chuva forte na manhã desta quinta-feira e vários municípios do centro-sul mineiro estão com chuva desde cedo. Áreas de chuva fraca foram detectadas sobre a região serrana fluminense e o Grande Rio pelo Radar do Alerta Rio. A situação do tempo é a mesma e a chuva se intensifica ao longo do dia por todo o centro-sul de Minas Gerais e do estado do Rio de Janeiro.

Acontecem períodos de sol sobre o norte mineiro, o Vale do Rio Doce e o Espírito Santo, mas logo a nebulosidade tende a aumentar e há previsão de mais pancadas de chuva acompanhadas por raios e rajadas de vento. A Grande Vitória pode voltar a ter chuva forte com raios hoje. 

Foto: Climatempo
Foto: Washington Silveira. Franca/SP.

Chuva volumosa em 24 horas

O cavado meteorológico começou a atuar no Sudeste ontem e por isso, já observamos vários temporais e chuva volumosa especialmente em Minas Gerais e em São Paulo. Confira abaixo os maiores volumes de chuva observados pelo INMET entre a manhã de quarta-feira (20) e a manhã desta quinta-feira (21): 

Foto: Climatempo
Climatempo

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade