PUBLICIDADE

Sudeste continua com muito calor e risco de chuva forte

Parte da Região pode esperar por temporais, enquanto a ASAS ganha força diminuindo a chuva em outras áreas.

18 dez 2018 - 16h38
Compartilhar
Exibir comentários

O calor intenso vem marcando presença nestes últimos dias da primavera de 2018. As pancadas de chuva vão continuar em grande parte do Sudeste durante esta quarta-feira (19) e há risco de temporais. Por outro lado, parte da Região continua com pouca ou nenhuma chuva, por influência do ar seco. 

Calor e temporais em SP, MG e RJ 

A quarta-feira vai ser marcada por muito sol e abafamento. O leste do estado de São Paulo pode ter pancadas de chuva durante a madrugada, resquício do aquecimento armazenado ao longo do dia. O sol brilha forte e as pancadas de chuva com raios retornam entre à tarde e a noite por várias áreas paulistas. Em todo o estado de São Paulo há risco de temporais e as rajadas de vento mais intensas podem chegar aos 80 km/h.

O calorão e umidade do ar disponível na atmosfera ajudam a formar nuvens carregadas também sobre o centro-sul de Minas Gerais, inclusive na Grande Belo Horizonte, e sobre o centro-sul do Rio de Janeiro, incluindo a região serrana e o Grande Rio e ocorrem algumas pancadas de chuva. "Embora a chuva aconteça em pequenas áreas nesses estados, onde ela cair pode vir com raios e ser moderada à forte", alerta a meteorologista Josélia Pegorim.

Foto: Climatempo
Foto: William Molina. Jaguariúna/SP

ASAS reduz a chuva em parte do Sudeste 

A Alta Subtropical do Atlântico Sul ganhou força sobre parte do Sudeste e dificulta a formação das nuvens carregadas. A ASAS deixa o céu com poucas nuvens, reduz a umidade e assim, as condições de chuva sobre o norte do Rio de Janeiro, o Espírito Santo, os Vales do Rio Doce e Jequitinhonha e o norte de Minas Gerais nesta quarta. O sol fica forte, vai fazer muito calor e não há previsão de chuva. 

Estes últimos dias da primavera 2018 vão continuar com calor intenso. A ASAS afasta a chuva especialmente entre o Espírito Santo e o  norte de Minas Gerais e os temporais ainda serão observados principalmente em São Paulo, no centro-sul de Minas Gerais e no centro-sul do Rio de Janeiro. 

Ainda não se pode descartar um novo recorde de calor do ano no Rio de Janeiro e em São Paulo até o próximo sábado (22). 

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade