PUBLICIDADE

SP se livra do "tempo ciclônico" nesta quarta

Entenda porque o tempo mudou tantas vezes na Grande SP na terça-feira. Próximas madrugadas serão geladas em todo o estado.

4 set 2018 - 16h06
Compartilhar
Exibir comentários

Chuva, sol, vento, nuvens claras, nuvens escuras, tudo junto, misturado, ao mesmo tempo, em diversos locais. Estas eram as condições do tempo na cidade de São Paulo observadas entre o começo da manhã e o começo da tarde de 4 de setembro. Com tanta diversidade, e mudanças repentinas, as pessoas logo batizaram o tempo de "maluco". A maluquice do tempo tem pai e atende pelo nome de ciclone extratropical.

Tempo ciclônico

O grande ciclone extratropical que se formou ontem sobre o Sul do Brasil foi para o mar e nesta terça-feira,4 de setembro, e seu centro podia ser observado ao largo do litoral de Santa Catarina. Mas a circulação dos ventos deste ciclone influenciava o Sul do Brasil, São Paulo e também parte de Minas Gerais e do Rio de Janeiro.

Um ciclone extratropical é uma área de baixa pressão atmosférica e  circulação gerada por um sistema como este, no Hemisfério Sul, é no sentido horário. Dependendo da posição do ciclone em relação ao continente, o vento leva ar úmido do mar para o continente, o que estimula a formação de muitas nuvens. Esta infiltração de umidade ocorre em diversos níveis atmosféricos e faz a bandas de nuvens que se forma fazem o movimento horário, acompanhando o giro dos ventos da baixa pressão atmosférica do ciclone extratropical. Mas ao mesmo tempo que ocorre a infiltração de umidade do ciclone, tem ar seco de origem polar avançando do interior do continente para o interior de São Paulo, o que faz a umidade diminuir pelo interior do estado e também causa queda da temperatura em todas as regiões paulistas.

Na animação das imagens captadas pelo satélite GOES 16, no modo visível, as manchas cinzas representam nuvens e o tom preto indica áreas com ar seco, onde se tem pouca ou nenhuma nebulosidade. Repare como as bandas de nuvens giram no sentido horário.

Foto: Climatempo

O resultado destas duas circulações antagônicas (ar seco entrando pelo continente e ar úmido entrando do mar) foi a bagunça de tempo que se viu na Grande São Paulo e em outros locais do estado. Por causa da circulação do ciclone extratropical, em alguns momentos bandas de nuvens de chuva passaram sobre a cidade, em outros uma porção de ar mais seco.

Entre 13h e 15h, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou quase 15 mm na região do Mirante de Santana, na zona norte da capital. O Centro de Gerenciamento de Emergências registrou 14,5 mm na Lapa, 13,5 mm na Sé e 10,2 mm no Butantã. Em outros locais da cidade choveu menos de 10 mm neste período.

O tempo ciclônico é mesmo uma bagunça e que dá muita dor de cabeça para os meteorologistas. A presença de um ciclone extratropical dificulta a previsão justamente por causa desta rápida variabilidade de situações meteorológicas que podem ocorrer em poucas horas.

Ar seco predomina nos próximos dias

Nas próximas 24 horas, a circulação de ventos sobre estado de São Paulo muda completamente. O ciclone extratropical que bagunçou o tempo se afasta em alto-mar nesta quarta-feira, 5 de setembro, e o ar seco de origem polar se espalha pelo estado e volta a predominar.

Os mapas mostram a projeção da circulação dos ventos em aproximadamente 1500 metros de altitude para 9 horas do dia 4 e do 5 de setembro de 2018. Veja como a circulação do vento, indicada pelas setas azuis, muda totalmente de um dia para outro.

Foto: Climatempo

A entrada do ar frio e seco de origem polar dissipa praticamente toda a nebulosidade e a maioria das áreas do estado de São Paulo vão ficar ensolaradas nesta quarta-feira. Mas o leste do estado, onde estão a Grande São Paulo, o Vale do Paraíba e o Vale do Ribeira ainda vão ter muita umidade. Isto vai manter estas áreas com muitas nuvens, mas com períodos de sol. Pode garoar de manhã. O litoral ainda tem chuva e períodos com sol, mas o afastamento do ciclone extratropical faz o vento diminuir.

Foto: Climatempo

Frio

O ar frio de origem polar deixa noite e o começo da manhã bastante frios em São Paulo. Grande parte do estado, incluindo a região da capital, amanhece com temperatura em torno e abaixo dos 10°C

A quinta-feira também amanhece fria em todo o estado, mas a tarde já será com calor. A cidade de São Paulo pode registrar a menor temperatura do ano. O recorde atual é de 9,1°C, no dia 13 de julho.

Norte de SP gelado

As mais baixas temperaturas registradas em São Paulo 

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade