PUBLICIDADE

Solo seco prejudica início de plantio do milho 1°safra

Solo seco prejudica início de plantio do milho 1°safra

28 ago 2017 - 12h52
Compartilhar
Exibir comentários

Análise das condições do tempo da última semana:

As chuvas que ocorreram nestes últimos dias sobre o Rio Grande do Sul atrapalharam bastante o preparo do solo e posterior plantio do arroz na região sul do Estado. Além disso, como também foram observadas chuvas no Mato Grosso, algumas lavouras de algodão tanto da região do Parecis quanto da região Sul foram prejudicadas, acarretando perdas de qualidade e também de produtividade.

E como o tempo permaneceu mais firme em grande parte da região Sudeste, Centro-Oeste e no Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, as condições de mantiveram favoráveis a realização da colheita do algodão, café, cana de açúcar e feijão.

Foto: Climatempo

Foto: Climatempo

Foto: Climatempo

Previsão do tempo para 15 dias com análise do estado e impacto das condições previstas na cultura

Previsão para os próximos dias Brasil: 

Segundo os modelos de previsão, a segunda feira (28) será de tempo aberto e sem chuvas em, praticamente, todas as regiões do Brasil, com exceção apenas para a região oeste e sul do Rio Grande do Sul que terá previsão para pancadas de chuvas ao longo do dia. Essas chuvas do Rio Grande do Sul irão inviabilizar os trabalhos de preparo do solo e plantio do arroz. Já no restante do Brasil, o tempo firme possibilitará o rápido avanço da colheita do algodão, feijão, café e da cana de açúcar.

Nesta semana não há previsão de chuva generalizada em nenhuma Região do Brasil. No Sul, podem ocorrer algumas pancadas muito isoladas no Rio Grande do Sul e também no Mato Grosso o que poderá atrapalhar em partes o andamento da colheita do algodão e do feijão, mais em contrapartida a chuva irá beneficiar a elevação dos níveis de umidade do solo, garantindo melhores condições tanto ao desenvolvimento das culturas verdes, como milheto e a dessecação das ervas daninhas.

Boletim semanal sobre a quantidade de água disponível no solo

Por enquanto, mesmo com esse tempo mais seco em grande parte do País, as condições ainda estão dentro da normalidade para o período, já que neste final de agosto a tendência é mesmo de um tempo mais seco em grande parte da região centro-norte do Brasil.

No Sul, essa ausência de chuvas continua prejudicando o pleno desenvolvimento das lavouras de trigo, bem como o início do plantio do milho 1ª safra em algumas localidades da região leste/planalto do Paraná. Os modelos de previsão só sinalizam uma mudança esse padrão da atmosfera somente para a semana que vem. Até lá o tempo seguirá aberto e sem chuva.

Temperatura

As temperaturas continuarão seguindo o mesmo padrão, ou seja, não há nenhum indicativo de que venha ocorrer temperaturas baixas durante essa semana para que possa ocorrer qualquer tipo de perda, até pelo contrário, as temperaturas ficarão em algumas localidades acima da média.

Foto: Climatempo

Foto: Climatempo

Você conhece as previsões climáticas de curto, médio e longo prazo?

Conecte sua estação meteorológica e tenha previsões ainda mais precisas 

Veja também: Furacão Harvey provoca prejuízos no algodão e arroz dos EUA

Desenvolvimento do trigo está prejudicado

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade