PUBLICIDADE

Climatempo

Sol forte ainda predomina no Sul do BR nesta quarta

Região passa por grande mudança no tempo nesta próxima quinta-feira, com a chegada de forte frente fria.

20 mai 2020 - 00h53
Compartilhar
Exibir comentários

Uma massa de ar seco ainda predomina sobre o Sul nesta quarta-feira, 20 de maio, mas fortes áreas de instabilidade, associadas a formação de uma nova frente fria, voltam a influenciar a Região a partir de quinta-feira. A semana termina com acentuado declínio da temperatura.

 Mais um dia de pouca chuva

O tempo seco e o sol forte predominam no Sul do Brasil nesta quarta-feira, 20 de março, quando completamos dois meses de outono. Tem previsão de chuva apenas para o extremo sudoeste do Rio Grande do Sul, região de Uruguaiana. As nuvens carregadas devem atingir a região à noite em forma de pancadas. 

Não chove nas demais áreas da Região Sul, mas circulação de ventos marítimos vai favorecer o aumento da umidade sobre pequenas áreas próximas ao mar. A previsão para o leste de Santa Catarina e litoral do Paraná, incluindo Florianópolis, é de sol entre muitas nuvens. O sol predomina nos outros locais, incluindo Curitiba e Porto Alegre.

Baixa umidade no ar

O Sul do Brasil tem um dia de grande amplitude térmica, com um pouco de frio ao amanhecer e calor à tarde. O ar fica seco. A umidade relativa do ar pode chegar em níveis entre 21% e 30%, nas horas mais quentes do dia,  no centro-oeste da Região.

Foto: Climatempo

Foto de Luiz Paulo, Curitiba (PR)

Virada no tempo nesta quinta-feira

Durante esta quinta-feira, 21 de maio, grandes e fortes áreas de instabilidade, associadas a circulação dos ventos de um sistema de baixa pressão atmosférica, vão se formar entre o Brasil, o norte da Argentina, o Paraguai e o Uruguai. Parte das nuvens carregadas destas áreas de instabilidade avançam para o Sul do Brasil trazendo temporais para várias regiões dos três estados. A temperatura vai diminuir no Rio Grande do Sul.  

No centro-oeste e sul gaúcho chove com frequência e tem risco de temporais.  O céu fica encoberto no sul e sudoeste do Rio Grande do Sul. Nas demais áreas da Região Sul, o sol ainda pode aparecer entre muitas nuvens, em alguns momentos.

A previsão para as demais áreas do Rio Grande do Sul, para o centro-oeste e sul de Santa Catarina e oeste do Paraná é de sol durante o dia e pancadas de chuva à noite. 

No norte e centro-leste do Paraná, incluindo Curitiba, no Vale do Itajaí, no litoral norte de Santa Catarina e na região de Florianópolis, o tempo seco e o sol ainda predominam.

Nova frente fria

As áreas de instabilidade que se intensificam entre o Brasil, o Uruguai, o norte da Argentina e o Paraguai se organizam com uma frente fria durante a quinta-feira. Esta nova frente fria avança de vez sobre o Sul na sexta-feira, 22 de maio. Toda a Região terá chuva em vários momentos do dia. No norte gaúcho, centro-oeste catarinense e paranaense a chuva será forte frequente e volumosa. A temperatura vai cair nos três estados.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade