PUBLICIDADE

Climatempo

Sol e tempo seco predominam no Brasil no fim de semana

Passagem do ar frio de origem polar causa queda da temperatura e do nível de umidade no ar. Norte e Nordeste podem ter chuva forte

8 mai 2021 - 01h33
Compartilhar
Exibir comentários

Foto: Faxinal dos Guedes (SC), por Graciela Casanova Kunrath

Envie para a Climatempo uma foto de como está o tempo aí na sua cidade.

Nebulosidade sobre o Brasil

O ar úmido e quente predomina sobre o Norte e o Nordeste do Brasil e muitas nuvens carregadas crescem nestas regiões e provocam fortes pancadas de chuva e raios.

Uma frente fria chega ao litoral sul da Bahia e aumenta as condições para chuva nesta região. 

O ar seco e frio de origem polar influencia o Sul, parte do Sudeste e do Centro-Oeste causando queda da temperatura e inibindo a formação de grandes nuvens e ocorrência de chuva.

Previsão do tempo para 8/5/2021 - sábado

 Neste sábado, 8 de maio, o ar frio de origem polar influencia muitas áreas pelo interior do  Brasil. Faz frio durante toda a noite e ao amanhecer nos estados do Sul, em SP, RJ, sul de MG, MS, oeste e sul de MT, RO, AC e sul do AM

Sol e frio predominam no Sul do Brasil neste sábado. Há condições para geada na serra do RS e de SC e no planalto sul de SC. Ainda chove no litoral do Paraná. A Grande Curitiba tem um dia nublado, frio e com alguns períodos com sol à tarde.

O sol e o tempo seco predominam na Região Sudeste neste fim de semana. Faz frio em SP, no RJ e no sul de MG. São Paulo pode ter recorde de menor temperatura do ano. O tempo fica chuvoso no litoral paulista. No RJ, no ES, na Zona da Mata Mineira e no Vale do Rio Doce, o dia é com muitas nuvens e há condições para chuva fraca a moderada à tarde e à noite.

Na Região Centro-Oeste, o sol aparece forte por toda a Região. O ar fica seco, com níveis de umidade do ar entre 20% e 30% em GO e no DF.  As temperaturas ainda ficam baixas à noite e ao amanhecer em MS, no sul de GO, oeste e sul de MT.  A sensação de frio é maior em Mato Grosso do Sul com a menor quantidade de horas de sol. Campo Grande poderá ter a madrugada mais fria de 2021 até agora. 

Uma frente fria avança para o litoral sul da Bahia e deixa o tempo instável, com muitas nuvens e pancadas de chuva a qualquer hora. Sol e pancadas de chuva fracas a moderadas no litoral e na Zona da Mata e Agreste de SE até o RN.  Pancadas de chuva com raios e períodos de sol no CE, PI e MA. O sol predomina no restante do Nordeste

O ar frio polar ainda atua em Rondônia, no Acre e no sul do Amazonas mantendo a friagem. Faz frio na madrugada e amanhecer.  Rio Branco poderá registrar a madrugada mais fria do ano até agora.

Sol forte e tempo seco no sul do TO, em RO e no AC. Em todas as outras áreas da Região Norte do Brasil, ocorrem várias pancadas de chuva com raios ao longo do dia, mas com períodos de sol.

Alertas meteorológicos para 8/5/2021

Alerta para temporais no noroeste do Amazonas, em Roraima e no litoral do Amapá, incluindo as capitais Manaus e Boa Vista

Atenção para chuva moderada a forte com raios no centro-oeste e leste do Amazonas, no estado do Pará, no interior do Amapá,  no norte do Tocantins, no Maranhão, no litoral do Piauí e no Ceará.

As capitais Fortaleza, São Luís, Belém e Macapá estão sujeitas à chuva moderada a forte neste sábado

Atenção para o risco de chuva moderada e constante faixa litorânea entre o sul de São Paulo e Vitória.

Atenção para chuva moderada a forte no litoral sul da Bahia.

Atenção para muito frio no Sul do Brasil com condições para geada na Serra do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina e no Planalto Sul catarinense 

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade