PUBLICIDADE

Climatempo

Soja no sul do RS apresenta problemas no desenvolvimento

Volume de chuva pode superar a média de dezembro

6 dez 2017 - 11h51
Compartilhar
Exibir comentários

A quarta-feira será mais um dia de tempo instável e com previsão para pancadas de chuvas em grande parte da região centro-norte do Brasil. Com isso, os níveis de umidade do solo continuam altos, mantendo assim, as condições bastante favoráveis ao desenvolvimento das lavouras. Mesmo no Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia, onde as chuvas nos últimos dias estão mais irregulares, a previsão é que ao longo dos próximos 10 dias venham ocorrer bons volumes de chuva, garantindo excelentes condições ao desenvolvimento das lavouras.

O grande problema continua sendo o Rio Grande do Sul, que tanto para essa quarta-feira quanto para todo o restante da semana só registrará chuva sobre a metade norte do Estado, sendo que a metade sul ainda continuará com tempo aberto e sem precipitação.

Soja 

A tendência é de chuva entre o dia 10 e 12/12 quando uma frente fria irá avançar do Uruguai e com isso provocar chuvas generalizadas sobre todo o estado do Rio Grande do Sul o que irá colaborar para a elevação dos níveis de umidade do solo, garantindo boas condições ao desenvolvimento das lavouras, em especial a soja, que já vem sentindo os efeitos negativos do déficit hídrico. Contudo, vale ressaltar que somente a região sul do estado é que vem apresentando problemas no desenvolvimento da soja, pois a região noroeste - principal região produtora, as chuvas estão regulares e desse modo, as lavouras de soja e milho não apresentam nenhum sintoma de perda de produtividade.

Com o avanço dessa frente na semana que vem sobre o Sul do Brasil e na sequencia sobre as regiões Sudeste e Nordeste, a previsão é que os volumes de chuva que irão ser registrados poderão superar a média do mês de dezembro facilmente, em apenas 10 dias tanto no Sudeste, Centro-Oeste, Rondônia, Maranhão, Piauí, Tocantins, Bahia e o Pará. Vale ressaltar que os maiores volumes deverão ficar concentrados sobre Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Mato Grosso, boa parte de São Paulo e Goiás. Nos demais estados também chove o que mantém as condições favoráveis ao desenvolvimento das lavouras.

Argentina 

Para a Argentina, o tempo seguirá aberto e sem previsão de chuva, nas principais regiões produtoras de grãos, podendo ocasionar um atraso ainda mais significativo no avanço do plantio da soja. Entretanto, os mapas de previsão sinalizam que a segunda quinzena de dezembro deverá ser com chuva mais regular e em bons volumes em, praticamente, todas as regiões produtoras. Assim, as condições voltarão a ficar favoráveis tanto ao avanço do plantio quanto, principalmente, ao desenvolvimento das lavouras. O tempo mais seco ao longo dos próximos 10 dias, há uma tendência de que os preços da soja continuem em alta, o que é uma excelente oportunidade de negócio aos produtores brasileiros.

Acompanhe no Blog do Agroclima uma análise sobre o cenário atual das regiões produtoras do país.  

Para saber maiores informações de como se planejar com antecedência e tornar o clima seu grande aliado basta consultar www.agroclimapro.com.br

Veja como a informação meteorológica pode ajudar a tomar a decisão dentro do campo:

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade