PUBLICIDADE

Climatempo

Sistema de Baixa Pressão aumenta a chuva no Rio de Janeiro

Chuva já caiu volumosa no sul do estado e situação é alerta para intensificação da instabilidade no Grande Rio

8 abr 2019 - 11h11
(atualizado às 15h32)
Compartilhar
Exibir comentários

A formação de um sistema de baixa pressão atmosférica próximo à costa do Rio de Janeiro e a recente passagem de uma frente fria pelo oceano, estimulou novamente o crescimento de nuvens pesadas sobre parte do estado do Rio de Janeiro. A chuva já caiu intensa e volumosa em municípios do sul fluminense e a situação é de alerta para o aumento da chuva em outras áreas do estado, como o Grande Rio. 

Quase 170 mm de chuva em Volta Redonda 

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN) registrou o acumulado de quase 170 mm em Volta Redonda no período de 24 horas (entre às 10 horas de domingo e às 10 horas desta segunda-feira). Em Rio Claro, foram cerca de 114 mm, em Barra Mansa 98 mm e em Angra dos Reis 91 mm de chuva no mesmo período. 

Pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), Angra dos Reis acumulou 46,2 mm Paraty 23,4 mm, Resende 31,6 mm de chuva, entre às 9 horas de domingo e às 9 horas desta segunda. A maior parte de toda essa chuva ocorreu em algumas horas na noite deste domingo (7). 

Foto: Climatempo
Foto: Ziel Silva Resende/RJ.

Chuva vai ganhar força no Grande Rio 

O Rio de Janeiro não tem chuva na manhã e no início da tarde desta segunda-feira (8). A instabilidade enfraqueceu sobre o sul do estado e sol aparece entre nebulosidade.

O risco de chuva forte deve aumentar entre o final da tarde e o início da noite em todo o centro-sul fluminense . A Baixa Pressão que atua ao largo da costa, vai favorecer a formação de nuvens carregadas nas próximas 24 horas. 

Tanto o sul fluminense, que já registrou chuva volumosa, a região serrana, o Grande Rio e o litoral do estado podem esperar por chuva forte e volumosa ao longo da madrugada e da terça-feira (9). Há risco de alagamentos e de deslizamentos de terra. 

Ainda na quarta-feira (10), embora a Baixa Pressão se desloque para o oceano, as áreas de instabilidade devem persistir provocando chuva em todas as regiões fluminenses. 

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade