PUBLICIDADE

Climatempo

Sexta gelada no Sul. Frio invade SP, MS, sul de MT, RO e AC

O ar frio de origem polar se espalha mais sobre o Brasil. Recordes de frio são esperados para as capitais do RS, SC, PR, SP, MS, MT e AC.

7 mai 2021 - 07h16
Compartilhar
Exibir comentários

Foto: Geada em São Joaquim (SC), por Mycchel Legnaghi

#fotografeotempo e mostre para nós como está o tempo na sua cidade. Mande sua foto para nós!

Nebulosidade sobre o Brasil

O ar úmido e quente que predomina sobre o norte e o nordeste do Brasil estimula o crescimento de nuvens carregadas, que provocam fortes pancadas de chuva e raios.

As áreas de nebulosidade chuva de uma frente fria avançam pelo litoral da Região Sul já atingindo o litoral paulista. No decorrer desta sexta-feira, as nuvens de chuva avançam em direção ao Rio de Janeiro chegando ao sul do Espírito Santo. 

O ar seco predomina sobre o centro-oeste e também em muitas áreas do sudeste dificulta a formação de grandes nuvens e ocorrência de chuva.

Foto: Climatempo

Previsão do tempo para 7/5/2021 - sexta-feira

 Nesta sexta-feira, 7 de maio, o ar frio de origem polar se espalha mais sobre o Brasil fazendo a temperatura baixar nos estados do Sul, em parte do Sudeste, do Centro-Oeste e da Região Norte.

O Sul do Brasil tem um dia bastante frio, mas com sol. O dia amanhece gelado e com condições para geada na campanha gaúcha, na região serrana do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina e também no Planalto Sul catarinense. Temperaturas próximas de zero grau podem ocorrer nessas áreas ao amanhecer.

O tempo fica chuvoso e frio no leste do Paraná, incluindo a grande Curitiba.

O amanhecer desta sexta-feira poderá ser o mais frio do ano nas capitais Porto Alegre e Florianópolis. A tarde da sexta-feira poderá ser a mais fria do ano até agora em Curitiba.

Na região Centro-Oeste, o sol aparece forte no Distrito Federal e na maioria das áreas de Mato Grosso. De forma geral, as temperaturas ainda ficam altas durante a tarde. Mas o ar frio de origem polar fica presente por todo o Mato Grosso do Sul e também no sul e oeste de Mato Grosso, mantendo a temperatura baixa nessas áreas o dia todo.

A sensação de frio é maior em Mato Grosso do Sul com a menor quantidade de horas de sol. Campo Grande poderá ter a madrugada e a tarde mais fria de 2021 até agora. A madrugada desta sexta-feira poderá ser a mais fria do ano em Cuiabá.

Uma frente fria avança pelo litoral da região Sudeste e chega ao Espírito Santo. As nuvens de chuva desta frente fria se espalham pelo leste de São Paulo, sobre o Rio de Janeiro, sobre a Zona da Mata mineira e chegam a Vitória e ao sul do Espírito Santo.

Atenção para chuva volumosa no litoral paulista. A Grande São Paulo tem um dia nublado, com chuva e frio. Há risco de chuva moderada a forte no Grande Rio, especialmente à tarde e à noite. O sol e o tempo seco predominam nas demais áreas do Espírito Santo e do estado de Minas Gerais, incluindo a região de Belo Horizonte.

O ar frio de origem polar atua com força sobre o estado de São Paulo e a temperatura cai em todas as regiões. A tarde dessa sexta-feira poderá ser a mais fria do ano até agora na cidade de São Paulo.

O ar frio polar chega a Rondônia e ao Acre e também ao sul do Amazonas provocando o fenômeno conhecido como friagem. Em Rondônia e no sul do Acre, incluindo Rio Branco, a sexta-feira será com muita nebulosidade em alguns períodos de sol, mas sem chuva.

Com excesso de nebulosidade e a presença do ar frio, Rio Branco poderá registrar a madrugada e a tarde mais fria do ano até agora.

Sol forte e tempo seco no centro sul do Tocantins. Em todas as outras áreas da Região Norte do Brasil, ocorrem várias pancadas de chuva com raios ao longo do dia, mas com períodos de sol.

 Quase toda a região Nordeste do Brasil permanece com muita nebulosidade e  condições para chuva nesta sexta-feira. O interior da Bahia fica sem chuva e com predomínio de sol. Há condições para pancadas de chuva em todo litoral baiano e na costa leste do Nordeste, mas com fraca a moderada intensidade.

Já nas demais áreas do Nordeste como Ceará, Piauí e Maranhão, as pancadas de chuva podem acontecer com moderada a forte intensidade com raios.

Alertas meteorológicos para 7/5/2021

Alerta especial para o litoral da região Sudeste

Situação de perigo por causa da chuva volumosa e frequente no litoral de SP, entre São Sebastião e a região de Cananéia Iguape. A chuva pode causar transtornos para a população. Alerta para temporais nas outras áreas do litoral norte de São Paulo.

Atenção para o risco de chuva moderada a forte no litoral sul do Rio de Janeiro e no Grande Rio. Rajadas de vento com até 80 quilômetros por hora podem acontecer no litoral fluminense

Alerta para o mar muito agitado e risco de ressaca do Rio Grande do Sul até o sul de São Paulo. O mar sobe ao longo do dia nas outras áreas litorâneas de São Paulo e também no litoral do Rio de Janeiro.

Atenção para muito frio no Sul do Brasil, com condições para geada na Serra do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, no Planalto Sul catarinense e na região da campanha gaúcha.

Alerta para temporais no noroeste do Amazonas, em Roraima e no noroeste do Pará.

Atenção para chuva moderada a forte com raios no centro-oeste e leste do Amazonas, no estado do Pará, no Norte do Tocantins, no Maranhão, no centro Norte do Piauí e no Ceará.

As capitais Fortaleza, Teresina, São Luís, Belém, Macapá, e Manaus estão sujeitas a chuva moderada a forte nesta sexta-feira.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade