PUBLICIDADE

Sexta-feira úmida na Grande SP e temperatura volta a baixar

Vento muda de direção e o ar úmido e frio volta a se espalhar sobre SP

6 dez 2018 - 17h54
Compartilhar
Exibir comentários

Depois de um dia quente e atipicamente seco para dezembro, o vento muda de direção e o ar úmido e frio volta a se espalhar sobre o estado de São Paulo. Várias regiões paulistas podem ter um pouco de chuva nesta sexta-feira. A Grande São Paulo volta a ficar úmida e com temperatura amena.

Ar seco atípico

A quinta-feira, 6 de dezembro, foi um dia atipicamente seco no estado de São Paulo para esta época do ano. Todas regiões paulistas registraram  níveis de umidade do ar muito abaixo do normal para um dia dezembro. Pela medição do Instituto nacional de Meteorologia, a umidade relativa do ar (ura) baixou para até 36% na capital (medição automática). No Centro do estado, Barra Bonita registrou 23% e Lins, 27%. No Oeste/Noroeste, a ura baixou para 27% em Presidente Prudente e em Valparaíso. No litoral, o nível de umidade caiu para 43% em São Sebastião. No Norte do estado, Franca registrou 35% e Barretos 36%. A região de Bragança Paulista registrou 37%.

A acentuada queda da umidade do ar ocorreu por causa da influência da entrada de ar seco e frio de origem polar pelo interior do estado e da passagem de um ciclone extratropical pela costa da Região Sul (este sistema "suga" ar úmido para o seu centro).

Sexta-feira úmida e fria na Grande SP

Nesta sexta-feira, 7 de dezembro, o nível de umidade no ar aumenta no estado de São Paulo porque o vento marítimo vai predominar. Isto vai fazer com que mais nuvens se formem durante o dia e volte e chover em vários locais, incluindo a Grande São Paulo.

A mudança no tempo será maior no leste do estado que terá só alguns períodos com sol fraco, sempre com muita nebulosidade, ao contrário do sol forte e do calor que predominaram por quase toda a quinta-feira. Na Grande São Paulo, no litoral, no Vale do Paraíba, no Vale do Paraíba, região de Sorocaba e de Campinas, deve chover um pouco à tarde e à noite, mas com fraca a moderada intensidade. Não há motivo de alerta em relação à chuva.

Mas a queda da temperatura vai incomodar muita gente novamente. O vento que vem do mar traz mais umidade e também ar frio. Por isso, a Grande São Paulo e todo leste do estado passam esta sexta-feira com muitas nuvens e temperatura amena, até com sensação de friozinho especialmente no fim da tarde e à noite.

A temperatura na cidade de São Paulo na quinta-feira, 6, chegou aos 29°C e nesta sexta-feira não deve passar dos 25°C.

O litoral de São Paulo também terá uma sexta-feira com muitas nuvens, chuva a partir da tarde e temperatura amena.

Na maioria das áreas do interior paulista, apesar do aumento da nebulosidade e das pancadas de chuva em alguns locais, o sol ainda vai aparecer forte nesta sexta-feira e a sensação será de calor.

Foto: Climatempo

Foto de André C., São Paulo (SP)

Fim de semana

No fim de semana, o sol, o tempo seco e o calor vão predominar no estado de São Paulo. Para o sábado, 8 de dezembro, tem previsão de pancadas de chuva a partir da tarde para o norte do estado e para toda a divisa com Minas Gerais.

No leste do estado, onde estão a Grande São Paulo e o litoral, o sábado será úmido, com temperatura baixa para dezembro e chance de garoa ou chuva fraca. Mas no domingo, o tempo abre e o sol deve predominar em grande parte do dia fazendo a temperatura subir novamente. Veja como fica o tempo em SP

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade