PUBLICIDADE

Climatempo

Sexta-feira muito quente no Centro-Oeste

Umidade aumenta no oeste de MT e de MS

29 ago 2019 - 13h14
Compartilhar
Exibir comentários

A presença de uma forte massa de ar seco sobre a Região Centro-Oeste do Brasil determina mais um dia quente na maioria das áreas, mas a umidade vai aumentar em algumas áreas de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Nesta sexta-feira, o sol aparece forte nos três estados da Região e no Distrito Federal e faz bastante calor. A secura do ar na provoca queda da umidade relativa do ar que podem ficar abaixo de 20% em no leste e norte de Mato Grosso do Sul, em Goiás, leste de Mato Grosso e no Distrito Federal. Nas demais áreas do estado, a umidade fica abaixo de 30%.

No oeste de Mato Grosso do Sul e de Mato Grosso, o aumento da umidade e o calor favorecem a formação de nuvens que provocam pancadas de chuva isoladas á partir da tarde com raios. Os ventos sopram quentes do quadrante norte sobre Mato Grosso do Sul e as rajadas podem alcançar até 60km/h.   

Foto: Climatempo
Foto: Gabriel Henrique. Campo Grande/MS

Fim de semana 

No sábado, a circulação de ventos associada ao deslocamento de um sistema de baixa pressão atmosférica favorece o aumento da instabilidade no Mato Grosso do Sul. O corredor de umidade ajuda a espalhar mais nebulosidade sobre o Mato Grosso e as condições de chuva aumentam no sul, oeste e noroeste do estado. Nas demais áreas do estado e também em Goiás e no Distrito Federal, o predomínio é de sol sem expectativa de chuva, inclusive nas capitais Goiânia e Brasília.

No domingo, no centro-sul de Mato Grosso do Sul, a influência de um sistema de baixa pressão, a passagem de uma fria sobre o Sudeste e os ventos frios da massa polar que acompanha o sistema ajudam a espalhar nuvens carregadas. Na região de Ponta Porã o dia começa com temperatura mais amena, em relação ao meio da semana e com condições de chuva já no período da manhã, intercalando alguns períodos de sol. 

Em Mato Grosso e no sul de Goiás, as pancadas de chuva acontecem a partir da tarde e a noite e podem vir acompanhadas de raios e rajadas de vento. Nas demais áreas do estado, em Goiânia e Brasília, o tempo segue firme sem chuva.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade