PUBLICIDADE

Sexta-feira é com risco de temporais no Sudeste

Passagem de frente fria pelo litoral do RJ estimula a formação de mais nuvens carregadas. Tempo fica instável no fim de semana.

27 set 2018 - 16h24
Compartilhar
Exibir comentários

A primeira semana da primavera já deu temporais para todos os estados da Região Sudeste. Os mais recentes ocorreram em São Paulo na tarde da quinta-feira, 26 de setembro, e entre a tarde e noite da quarta-feira, 26 de setembro, em áreas do norte e oeste de São Paulo. A ventania destelhou casas e arrancou a cobertura de galpões em Ouroeste. A passagem de uma frente fria pelo litoral do Sudeste deixa o tempo mais instável até o domingo.

Nesta sexta-feira, o risco de temporais aumenta também no Rio de Janeiro, em Minas Gerais e até no Espírito Santo. Além do ar úmido e quente que se espalha por quase todo o Sudeste, uma frente fria que avança para o litoral do Rio de Janeiro e estimula ainda mais a formação de nuvens carregadas.

Uma queda mais acentuada da pressão atmosférica ocorre sobre o mar, entre São Paulo e o Rio de Janeiro, o que reforça as condições para a formação de nuvens bastante carregadas.

Onde o risco de temporal é maior?

Há condições para pancadas de chuva e raios, com moderada a forte intensidade nesta sexta-feira, 28 de setembro, no estado de São Paulo, no Rio de Janeiro, no centro, sul e oeste de Minas Gerais e no centro-sul do Espírito Santo. Porém, o maior risco de temporais é para o Rio de Janeiro, Sul de Minas e na Zona da Mata Mineira. Há risco de granizo e de rajadas de vento de até 60 a 80 km/h

A chuva pode cair com força também nas capitais São Paulo, Belo Horizonte, Vitória e Rio de Janeiro.

O sol e o tempo seco predominam sobre o noroeste de Minas Gerais, no Vale do Rio Doce, Vale do Jequitinhonha e no norte do Espírito Santo.

Menos calor

A chuva, o aumento da nebulosidade e o vento fresco que chega a São Paulo, ao Rio de Janeiro e o centro-sul de Minas Gerais diminuem o calorão nesta sexta-feira. O sábado já terá um aquecimento e o domingo será quente novamente.

A tarde de 27 de setembro ficou entre as 10 mais quentes do ano até agora na cidade do Rio de Janeiro, onde o Instituto Nacional de Meteorologia registou 36,7°C de temperatura máxima.

Foto: Climatempo

Foto: Carlos Augusto - Juiz de Fora - MG

Fim de semana

O tempo permanece instável por quase todo o Sudeste no fim de semana. Mesmo com previsão de várias horas com sol e tempo seco, o risco de temporais ainda em todos os estados, mas não de forma generalizada.

No sábado, a chance de chover forte é maior na região do Vale do Paraíba, litoral norte e da Mantiqueira, no estado de São Paulo, em todo o estado do Rio de Janeiro, na Grande Vitória e no centro-sul capixaba, na Zona da Mata Mineira, na Grande Belo Horizonte e no Sul de Minas.

Para o domingo, o maior risco de temporais é para o centro-norte de São Paulo, e toda a região entre o Sul de Minas, a Grande Belo Horizonte e o Triângulo Mineiro.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade