PUBLICIDADE

Climatempo

Sexta-feira com temporais na Região Sudeste

Frente fria avança pelo litoral da Região e estimula o crescimento de nuvens pesadas

5 dez 2019 - 17h54
(atualizado às 21h36)
Compartilhar
Exibir comentários

Uma frente fria avança pelo litoral do Sudeste e o deslocamento deste sistema estimula o aumento de áreas de instabilidade por toda a Região. Nesta sexta-feira nuvens carregadas e pesadas de chuva se espalham pelos 4 estados e há risco de chuva forte.   

São Paulo

Ainda há previsão de chuva para quase todo o estado de São Paulo nesta sexta-feira. A maioria das regiões paulistas está sujeita a chuva de moderada a forte intensidade. Cidades do Vale do Paraíba, do litoral norte paulista e da serra da Mantiqueira terão céu nublado, chuva constante e volumosa no período da madrugada e que se prolonga até o início da tarde. A temperatura fica baixa para os padrões desta época do ano.

Na capital e na Grande São Paulo, a concentração de chuva mais volumosa e frequente acontece na madrugada e depois diminui ao longo do dia. À noite não deve chover mais. Com o excesso de nuvens e a chuva dá pra sentir frio de inverno nesta sexta-feira.  

Rio de Janeiro

Uma das maiores preocupações é com a chuva forte e volumosa sobre o Rio de Janeiro. Nesta sexta-feira, com o deslocamento da frente fria, as áreas de instabilidade se espalham e a intensidade da chuva aumenta em todas as áreas fluminenses. O alerta é para temporais em todo o estado do Rio de Janeiro. Depois de registrar quase 34ºC, a temperatura cai na cidade do Rio de Janeiro nesta sexta-feira, mas o ar ainda fica um pouco abafado.    

Foto: Climatempo
Foto: Luiz Cláudio Oliveira - Paty dos Alferes - RJ

Minas Gerais

Minas Gerais é outro estado que traz preocupação em relação à chuva. Tem chovido forte quase que diariamente nas últimas semanas em várias áreas do estado e nesta sexta-feira vem mais água. Com a passagem da frente fria, as áreas de instabilidade ganham força e a intensidade da chuva aumenta na maioria das áreas de Minas Gerais.

A Grande Belo Horizonte, Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba, seguem o dia com muitas nuvens, ar abafado, chuva a qualquer hora e risco de temporal. No Sul de Minas e na Zona da Mata, a sexta-feira será nublada, chuvosa e também com risco para temporal.       

O risco de deslizamento de terrenos é alto, especialmente nas áreas elevadas, pois já choveu muito nos últimos dias e o solo está com excesso de água. 

O sol só vai aparecer forte no Vale do Rio Doce e do Jequitinhonha e mesmo assim, a partir da tarde há condições para pancadas de chuva isoladas com raios.    

Espírito Santo 

O Espírito Santo vai ter um dia de bastante calor. Mas, a aproximação da frente fria favorece o aumento de nuvens e as pancadas de chuva à partir da tarde que acontecem de moderada a forte intensidade com raios na Grande Vitória.

No sul do estado capixaba é onde vão se concentrar os maiores volumes de chuva. Nesta localidade o risco é de chuva forte e as pancadas acontecem a tarde ou a noite. 

Fim de semana

No fim de semana Minas Gerais, Espírito Santo e o Rio de Janeiro ainda poderão ter chuva moderada a forte. A Grande São Paulo e quase todas as áreas do interior do estado terão sol ao longo do sábado e do domingo.       

Participe e envie sua foto aqui

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade