PUBLICIDADE

Climatempo

Sexta-feira com muita chuva sobre o Brasil

Há risco de temporais em muitas áreas do Norte, Centro-Oeste, Sudeste e na Bahia.

30 out 2020 - 06h48
Compartilhar
Exibir comentários

Nebulosidade sobre o Brasil

 Áreas de instabilidade atuam por quase todo o Brasil e deixam quase todos os estados brasileiros com muita nebulosidade. As nuvens que estão no continente se juntam com uma frente fria que avança no mar em direção do Espírito Santo. 

A circulação de ventos em vários níveis da atmosfera deixa as nuvens mais carregadas ao longo do dia, com potencial para provocar muitos temporais no Norte, no Centro-Oeste e no Sudeste.

Foto: Climatempo

Previsão do tempo para 30/10/2020 - sexta

Tem condições para chuva nesta sexta-feira em quase todos os estados brasileiros. 

No Sul do Brasil, o tempo fica seco, sem chuva, no Rio Grande do Sul. Mas chove em todas as áreas de Santa Catarina e do Paraná. No leste de Santa Catarina e no centro-leste do Paraná, a sexta-feira é nublada, com chuva fraca. Dia com chuva volumosa no litoral do Paraná.

A chuva desta sexta-feira pode causar problemas em vários locais de todos os estados da Região Sudeste. Toda a região tem muitas nuvens e condições para chuva a qualquer hora, várias vezes ao longo do dia. 

A chuva é volumosa no litoral de São Paulo e do sul do Rio de Janeiro. Muita chuva nesta sexta-feira também no Sul de Minas, na Zona da Mata Mineira e sobre a região Serrana Fluminense. Dia nublado e com chuva frequente na região do Grande Rio, da Grande Belo Horizonte e Grande São Paulo.

Vitória pode ter um pouco de sol, mas tem risco de chuva forte. Atenção com o mar muito agitado no litoral do Sul e do Sudeste.

Praticamente todas as áreas do Centro-Oeste e do Norte do Brasil passam esta sexta-feira com muitas nuvens, pancadas de chuva e alguns períodos com sol. O centro sul, e oeste de Mato Grosso do Sul tem sol, mas entre muitas nuvens. Dia chuvoso em Rio Branco e no leste do Acre.

Já no nordeste do Pará e no centro-sul do Amapá, incluindo as capitais Belém e Macapá, a sexta-feira é com muito sol e calor e sem chuva.

No Nordeste, o sol e o tempo seco predominam. Pancadas de chuva ocorrem no sul do Maranhão e do Piauí, no oeste, sul e leste da Bahia. Chova rápido no litoral entre Sergipe e Pernambuco e no litoral do Ceará.

Foto: Climatempo

Foto de Thiago Faria, Brasília (DF)

Alerta meteorológicos para hoje

Atenção para rajadas de 40 a 60 km/h no litoral do Ceará e do sul da Bahia.

Situação de perigo no Sul de Minas, na Zona da Mata Mineira e na Serra do estado do Rio, para temporais , chuva volumosa, vendaval e queda de granizo.

Alerta para temporais no centro-norte do Paraná, em quase todo o estado de São Paulo, Rio de Janeiro, em praticamente todo o estado de Minas Gerais, no leste de Goiás e  no Distrito Federal. 

Também tem alerta para temporais para o oeste da Bahia, no Tocantins, no noroeste de Mato Grosso, em Rondônia, Acre, no sul, centro-leste e nordeste do Amazonas e no sul de Roraima.

A maioria das áreas do Norte, Centro-Oeste, do Sudeste, e da Bahia ficam em atenção para ocorrência de pancadas de chuva moderadas a fortes, com raios temporais e de ventos fortes, principalmente à tarde e à noite.

 Em todas as áreas em alerta ou em atenção, as rajadas de vento podem variar de 60 km/h a 80 km/h. Nas áreas de perigo, de até 90 km/h.

Previsão de 40 a 70 mm nas áreas em azul claro em todas as regiões do país.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade