2 eventos ao vivo

Semana de muita chuva no Paraná

Volumes acumulados podem passar de 100 milímetros em 5 dias

15 ago 2020
17h12
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator

Após passar por um período de estiagem, o Paraná se prepara para dias de muita chuva

O mês de julho e a primeira quinzena de agosto foram marcados por tempo seco na maior parte do Paraná. A falta de chuva fez a Grande Curitiba adotar um sistema de racionamento de água. No entanto, o padrão atmosférico mudou e essa segunda quinzena de agosto será bem diferente no estado.

A circulação de ventos entre a baixa e a média atmosfera vai ficar concentrada entre os estados do Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul nesses próximos dias. Além disso, duas frentes frias vão passar por essas áreas até o dia 20. A primeira avança já neste domingo (16) e a segunda, no dia 19. A combinação desses fatores vai favorecer a ocorrência de muita chuva sobre o estado paranaense nos próximos 7 dias. Essa chuva deve ser volumosa para a época do ano (que tem o clima tipicamente mais seco) e, mesmo com o cenário de estiagem, há potencial para pequenos alagamentos e transbordamentos de rios e córregos. O acumulado entre os dias 16 e 21 deve passar de 100 milímetros em todo o estado e, pontualmente, pode chegar em 200 milímetros no centro-sul paranaense.

Foto: Climatempo
Foto: Climatempo

Grande queda de temperatura

Além da chuva volumosa, os paranaenses devem se preparar para frio intenso. A frente fria que passa neste domingo (16) já ocasiona queda de temperatura, mas a massa de ar polar que chega com a frente fria do dia 20 é mais forte. Há previsão de muito frio em quase todo o estado, com risco de geada entre os dias 21 e 22.

Veja também:

Previsão Brasil - Sábado com pancadas de chuva no BR
Climatempo
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade