PUBLICIDADE

Semana de chuva na Região Sudeste para o ES e norte de MG

Pode chover forte no ES e no norte de MG. Manhuaçu (MG) registra a chuva média de outubro em apenas 5 horas.

14 out 2018 - 21h26
Compartilhar
Exibir comentários

A passagem de uma frente fria no fim da semana estimulou a formação de áreas de instabilidade por toda a Região Sudeste. No sábado, temporais ocorreram em São Paulo, no Sul de Minas e no estado do Rio de Janeiro. No domingo, com a chegada desta frente fria ao litoral capixaba, a chuva se espalhou pelo Espírito Santo e caiu muito forte na região mineira do Vale do Rio Doce.

Em Manhuaçu, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 105,8 mm em 5 horas, mas quase toda a chuva, aproximadamente 100 mm, caíram em apenas 2 horas, entre 14h e 16h. Em poucas horas, a cidade de Manhuaçu recebeu toda a chuva que normalmente deveria ocorrer ao longo do mês de outubro. A média de chuva para outubro é de 103 mm.

Além do Vale do Rio Doce, pancadas de chuva voltaram a ocorrer no Vale do Jequitinhonha, outra região mineira que tem estado muito seca e quente.

Na animação das imagens captadas pelo satélite GOES 16, é possível ver aglomerados de nuvens bastante carregadas (manchas vermelhas) sobre a região de Manhuaçu e em outras áreas na divisa de Minas com o Espírito Santo.

Foto: Climatempo

Semana de chuva no ES e norte de MG

A passagem desta frente fria pelo Sudeste do Brasil ajuda a mudar a circulação de ventos, o que vai permitir a concentração de ar úmido e formação de áreas de instabilidade sobre todo a área norte e leste de Minas Gerais. Esta semana será de tempo instável sobre o Espírito Santo, Vale do Rio Doce, Vale do Jequitinhonha e sobre o Noroeste de Minas Gerais. As pancadas de chuva serão frequentes e podem ser fortes.

Até a quinta-feira, as condições para chuva são altas nestas regiões. Veja como fica a previsão para o Sudeste até o fim da semana.

Menos calor

A chuva vai aliviar o calorão. No domingo, 14 de outubro, a cidade de São Romão, no Noroeste Mineiro, voltou a registrar 40°C. A temperatura chegou aos 40,7°C, segundo o INMET, uma das cinco mais altas do país.

A região de Belo Horizonte, que teve recorde de calor no sábado, 13, também terá mais nebulosidade e chuva nos próximos dias e que vão fazer a temperatura baixar.

Chuva em todo o Sudeste

No decorrer desta semana, o tempo fica instável,com condições para chuva em toda a Região Sudeste. Nesta segunda-feira, 15 de outubro, todos os estados passam o dia com muitas nuvens e há condições para chuva a qualquer hora.Há risco de chuva moderada a forte não só para o Espírito santo, norte e o leste de Minas, mas também para outras regiões mineiras e pelo interior de São Paulo.

Tempo nas capitais

Nas capitais, São Paulo tem uma segunda-feira nublada, com chuva e temperatura baixa. No Rio de Janeiro pode chover a qualquer hora, mas não tem risco de ventania e nem temporal. Em Belo Horizonte, há risco de chuva forte e o calor diminui. Vitória fica nublada, com chuva e temperatura amena.

Toda a Região Sudeste terá mais chuva até o fim da semana. As capitais terão muita nebulosidade de chuva frequente quase todos os dias. O dia com mais sol na semana deve ser a quinta-feira. Outra frente fria está prevista para o fim da semana.

Foto: Climatempo

Foto de HVL, Coronel Fabriciano (MG)

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade