PUBLICIDADE

Semana começa chuvosa em SP, RJ e sul de MG

Passagem de frente fria reforça as instabilidades

5 ago 2018 - 17h24
Compartilhar
Exibir comentários

Agosto está irreconhecível em grande parte do Sudeste do Brasil. Desde o fim de julho o predomínio tem sido de muitas nuvens em São Paulo, Rio de Janeiro e no sul de Minas Gerais, e muitas dessas áreas tiveram chuva até com moderada a forte intensidade nos últimos dias. Isso, é claro, melhorou a qualidade do ar nos grandes centros urbanos e diminuiu a temperatura que estava muito acima da média para esta época do ano.

E esta semana começa com tempo chuvoso em parte do Sudeste. A passagem de uma frente fria pelo litoral da região nesta segunda-feira organiza as áreas de instabilidade sobre o estado de São Paulo, Rio de Janeiro e sul de Minas. A circulação de ventos em diversos níveis da atmosfera contribui para a formação destas instabilidades. Por isso, o dia será chuvoso no oeste, centro e leste paulistas, incluindo a Grande São Paulo. Nestas áreas o sol nem aparece e há possibilidade de chuva forte e volumosa. A temperatura fica baixa e não passa dos 17°C em São Paulo e dos 20°C em Presidente Prudente.

Nas demais regiões de São Paulo, no sul de Minas Gerais e também no estado do Rio de Janeiro, o predomínio é de muitas nuvens ao longo desta segunda-feira, o sol pouco aparece e chove a qualquer hora do dia, com risco de chuva forte a partir da tarde. A temperatura fica amena nestas áreas. A Grande Belo Horizonte terá predomínio de sol, com pancadas de chuva apenas a partir da tarde. Na Grande Vitória o sol também predomina e a chuva chega à noite, de forma mais isolada e sem risco de temporais.

Na terça-feira a chuva forte se concentra no estado do Rio de Janeiro e a capital fluminense fica em alerta para o alto risco de temporais, com raios, rajadas de vento e chuva volumosa. De maneira geral o acumulado neste dia deve ficar entre 30 e 60mm no estado do Rio. Chove forte também na Zona da Mata Mineira e no sul do Espírito Santo. Há risco de temporais na Grande Vitória. Na Grande Belo Horizonte o céu fica com muitas nuvens e chove até com moderada intensidade. Em São Paulo a chuva perde força neste dia e o sol até volta a aparecer entre muitas nuvens na capital. 

Na quarta-feira as instabilidades se afastam e o sol volta a predominar em praticamente todo o Sudeste. Apenas entre a Região dos Lagos, Norte Fluminense, Zona da Mata Mineira e sul do Espírito Santo é que o tempo continua bastante instável, com muitas nuvens e chuva a qualquer hora. Ainda há risco de chuva forte, principalmente no norte do Rio.  Entre a Grande São Paulo e a região metropolitana do Rio de Janeiro, o dia começa com névoa úmida, mas que logo se dissipa e dá lugar ao sol. A aproximação de uma nova frente fria volta a provocar pancadas de chuva a partir da tarde no oeste paulista.

Esta nova frente fria vai provocar mais chuva na segunda metade da semana entre São Paulo, Rio de Janeiro e sul de Minas Gerais, mantendo o tempo instável e as temperaturas máximas abaixo da média para agosto. Abaixo, um mapa mostrando o acumulado de chuva previsto para o Sudeste do Brasil nesta semana (de 6 a 10 de agosto), com 10 a 50mm entre São Paulo, Rio de Janeiro e sul de Minas Gerais e do Espírito Santo. As áreas em amarelo mais claro tem acumulado previsto entre 50 e 70mm.

Foto: Climatempo
Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade