PUBLICIDADE

Semana com muitas pancadas de chuva no Centro-Oeste

Pode chover e ventar forte e chove também no DF e norte de GO. Sul de MT e MS em alerta para temporais.

16 set 2018 - 18h27
Compartilhar
Exibir comentários

Fortes pancadas de chuva ocorreram no fim de semana sobre o Mato Grosso do Sul e em Mato Grosso. Em Brasnorte (região de Mundo Novo), em Mato Grosso, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 85,2 mm entre 9 horas do dia 15 e 9 horas do dia 16 de setembro (hora de Brasília). Foi o segundo maior volume de chuva no Brasil neste período, pela medição do INMET. Em  Mato Grosso do Sul, entre o fim da manhã e o fim da tarde do domingo, 16, choveu aproximadamente 26 mm em Jardim, 23 mm em Rio Brilhante e 21 mm em Dourados.

As fortes rajadas de vento também chamaram a atenção em Mato Grosso e em Mato Grosso do Sul. O vento forte repentino veio com a presença das nuvens bastante carregadas que cresceram sobre estes estados.

Durante a tarde do domingo, o INMET registrou uma rajada com 78 km/h em Tangará da Serra (MT), 66 km/h em Bataguassu (MS), 64 km/h em Chapadão do Sul (MS), 63 km/h em Costa Rica (MS), e 62 km/h em Nhumirim (MS) e em Água Clara (MS).

Mais temporais

O risco de mais temporais nesta segunda-feira,17, é alto não só para o Mato Grosso do Sul, mas também em Mato Grosso e até em Goiás. As áreas com maior chance de tempestades, com chuva forte, vento forte e até granizo são o centro-norte e leste de Mato Grosso do Sul, incluindo Campo Grande, o oeste e o sul de Mato Grosso, incluindo a região de Cuiabá, e o sul de Goiás. Em todas estas regiões, a previsão é que chova várias vezes no decorrer da segunda-feira.

Há previsão de pancadas de chuva também para as demais áreas do Centro-Oeste nesta segunda-feira, mas que devem ocorrer à tarde ou à noite e de forma isolada, em pequenas áreas. Volta a chover também na região de Goiânia e de Brasília.

Foto: Climatempo

Foto de Gean Carlos, Castanheira (MT)

Semana com chuva no Centro-Oeste

Esta é a última semana do inverno e que já terá algumas características da primavera, que começa oficialmente no dia 22 de setembro.

O Centro-Oeste terá maior disponibilidade de ar úmido esta semana, o que vai permitir a formação das nuvens carregadas que provocam pancadas de chuva com raios. Até o fim da semana, estas pancadas de chuva podem ocorrer em diversas áreas, de todos os estados e no Distrito Federal, mas em geral não se prolongam por muito tempo. Porém, a proximidade com áreas de baixa pressão atmosférica vão fazer com que o Mato Grosso do Sul, o sul de Goiás e o sul de Mato Grosso tenham chuva mais frequente ao longo da semana.

A grande quantidade de nuvens e a chuva impedem que a o ar aqueça excessivamente. A semana e quente e abafada no Centro-Oeste, mas as temperaturas não vão alcançar marcas tão elevadas como na semana passada, quando o calor superou os 40°C por vários dias em Mato Grosso e em Mato Grosso do Sul

Granizo

Uma forte tempestade com granizo ocorreu no dia 13 de setembro na região de Aragarças, cidade do sudoeste de Goiás na divisa com o Mato Grosso. As pedras de gelo foram de grande tamanho, como mostra a foto enviada para a Climatempo.

Granizos deste tamanho e em grande quantidade podem causar grandes prejuízos nas áreas rurais e urbanas.

Há risco de granizo esta semana na Região Centro-Oeste.

Foto: Climatempo

Foto de Keila, Aragarças (GO)

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade