0

Segunda quinzena de setembro promete chuva no MT e MS

Confira a tendência para os próximos 15 dias no BR

7 set 2017
13h09
  • separator
  • comentários

A segunda quinzena do mês setembro vai começar com algumas mudanças no regime de chuva em especial na Região Centro-Oeste do Brasil. O retorno das pancadas de chuva será observado, ainda que pontualmente, em áreas do estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Na próxima semana uma nova frente fria vai levar um pouco de chuva para Santa Catarina e o Paraná conseguindo romper parcialmente o bloqueio da forte massa seca sobre a Região Sul. Um pouco dessa chuva também vai chegar ao sul de Mato Grosso do Sul.

Simultaneamente, a umidade do Norte do Brasil começa a descer em direção ao Centro-Oeste e isso vai favorecer a ocorrência de algumas pancadas de chuva. A meteorologista Fabiana Weykamp explica que e ssa chuva ainda é muito isolada e acontece apenas em Mato Grosso e em Mato Grosso do Sul, e não reverte o quadro de seca, pois os volumes acumulados ainda serão baixos. Goiás e o Distrito Federal vão continuar secos, por enquanto.


Foto: Alexandre Carvalho. Itaquiraí/MS.
Foto: Climatempo

Na segunda quinzena de setembro a chuva também será observada em áreas do sul e leste de São Paulo, no norte do estado do Rio de Janeiro e no Espírito Santo.

Essa mudança no padrão de circulação atmosférica começa a ocorrer no período normal do ano para o retorno das pancadas de chuva, coincidindo com os últimos dias do inverno e a entrada da primavera.

Confira no mapa de chuva os volumes estimados no Brasil até o dia 21 de setembro:

Veja também:

Ainda podemos ter La Niña em 2017?

Clima favorece produção de cana-de-açucar em Minas Gerais

Climatempo

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade