PUBLICIDADE

SC ainda terá chuva no fim de semana

Temporais podem ocorrer, mesmo com a presença do sol.

12 jan 2018 - 14h05
Compartilhar
Exibir comentários

O sol reapareceu na manhã desta sexta-feira na região de Florianópolis, no litoral norte de Santa Catarina e no vale do Itajaí, mas isto não significa que a chuva acabou. O risco de chuva ainda é alto e pode voltar a chover forte no fim de semana, mesmo com a presença do sol.

Uma área de baixa pressão atmosférica ainda era observada nesta sexta-feira no litoral de Santa Catarina e isto é um fator muito importante para manter as áreas de instabilidade na região. Radares meteorológicos detectavam uma concentração das áreas de chuva no litoral sul catarinense, entre Laguna e Sombrio. Esta baixa pressão se afasta no fim de semana, mas com o aquecimento do ar, com a volta do sol, e a grande de disponibilidade de umidade no ar, nuvens carregadas também crescem no continente e trazendo mais pancadas de chuva para todas as regiões de Santa Catarina.

Foto: Climatempo

Deslizamento de terra provocado por excesso de chuva em Florianópolis

Foto: CELESC /SC - Fotos Públicas

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, entre 10h do dia 12 e 10h de 12 de janeiro de 2018, choveu 24,5 mm em Florianópolis. O total acumulado em janeiro, até às 10h do dia 12, foi de 223,1 mm, cerca de 30% acima da média normal de chuva para o mês.

Foto: Climatempo

Tempo no fim de semana

Para o fim de semana, a previsão é de que a maioria das áreas do litoral e do interior de Santa Catarina tenha várias horas com sol e sem chuva. Porém, o risco de pancadas de chuva à tarde e à noite ainda é elevado podendo chover com forte intensidade, inclusive sobre a Grande Florianópolis. O oeste catarinense fica mais instável, com condições para a chuva a qualquer hora, tanto no sábado como no domingo.

Baixa pressão

A baixa pressão atmosférica que gerou a chuva muito volumosa entre os dias 9 e 11 de janeiro de 2018 se afasta do litoral catarinense durante o sábado 13 de janeiro. Mas isto não vai eliminar o risco de chover forte sobre Santa Catarina no fim de semana. Além do ar úmido e quente que persiste por toda a Região Sul do Brasil, o que por si só já favorece a formação de nuvens carregadas em vários locais, mais áreas de instabilidade devem crescer sobre o norte da Argentina e sobre o Paraguai e tendem a avançar sobre o Sul do Brasil trazendo as nuvens carregadas.

Outra área de baixa pressão atmosférica, forte, tende a se deslocar do norte da Argentina para o Uruguai e Rio Grande do Sul entre o domingo e a segunda-feia, mas não terá atuação direta sobre Santa Catarina. Veja qual será o efeito desta  baixa pressão no Sul do Brasil.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade