PUBLICIDADE

Climatempo

São Paulo registra menor temperatura de 2018

Madrugada de quarta-feira deve ser a mais fria do ano em SP. Tempo seco predomina nos próximos dias.

17 abr 2018 - 12h59
(atualizado em 18/4/2018 às 09h32)
Compartilhar
Exibir comentários

A madrugada de 18 de abril foi a mais fria de 2018 até agora na cidade de São Paulo. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 15,7°C de temperatura mínima, a mais baixa do ano. O recorde anterior era de 16,4°C, no dia 7 de janeiro.

A queda da temperatura foi provocada pelo efeito combinado do ar polar que começou a entrar sobre a cidade no sábado passado e a pouca nebulosidade durante a madrugada desta terça-feira, 17 de abril. A falta de nuvens durante a noite acelera a perda de calor na atmosfera fazendo com que o resfriamento seja mais acentuado.

Entenda como a cobertura de nuvens influencia a temperatura durante a noite. Uma massa de ar polar é um sistema de alta pressão atmosférica que causa subsidência.

Foto: Climatempo
Foto: Climatempo

No interior de São Paulo, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 10,7°C em Campos do Jordão, 13,3°C em Itapira, 14,6°C em São Luis do Paraitinga e 14,8°C em Casa Branca. Estas foram as mais baixas, mas pela medição do INMET, todo o interior e o litoral de São Paulo amanheceu o dia 17 de abril de 2018 com temperatura abaixo dos 20°C. No litoral, a menor temperatura registrada pelo INMET foi de 19,0°C em Bertioga.

Temperatura cai mais

Uma grande e forte massa de ar polar se espalhou pela costa do Sul e do Sudeste do Brasil durante o fim de semana passado seu vento frio continua chegando sobre o Sul e sobre o Sudeste nos próximos dias. Isto vai manter as noites e o amanhecer frios nestas Regiões.

A temperatura deve cair mais nesta quarta-feira na cidade de São Paulo e em todas as regiões paulistas. A madrugada de 18 de abril deve ser a mais fria do ano até agora no estado de São Paulo, de forma geral.

Na cidade de São Paulo, se a temperatura baixar para um valor em torno dos 13°C será não apenas o novo recorde de menor temperatura de 2018, mas também a mais baixa desde meados de novembro de 2017. Em 15/11/2017 a temperatura mínima foi de 13,1°C, 14/11/2017, a mínima foi de 13,2°C e em 12/11/2011 foi de 12,7°C, segundo dados do INMET.

Tempo seco

Além de baixar a temperatura, a presença do ar polar também deixa o tempo mais seco. A previsão é de que o sol predomine no estado de São Paulo até o domingo. A Grande São Paulo, áreas no litoral, nas serras e vales podem ter períodos de céu nublado no começo da manhã por causa da névoa ou do nevoeiro.

Foto: Climatempo

Foto de Paula Soares, São Paulo (SP)

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade