PUBLICIDADE

São Paulo registra duplo recorde de frio

Forte onda de frio que entrou no País provocou frio abaixo de 0°C no interior paulista

30 jun 2021 - 18h28
(atualizado às 18h36)
Compartilhar
Exibir comentários
Frio intenso na região da Avenida Paulista, na zona central de São Paulo
Frio intenso na região da Avenida Paulista, na zona central de São Paulo
Foto: WERTHER SANTANA / Estadão Conteúdo

Junho terminou com um duplo recorde de frio na cidade de São Paulo. O dia 30 de junho é agora o dia mais frio de 2021, até agora,  quando a capital paulista teve a madrugada e a tarde mais fria do ano. Mas a madrugada desta quinta-feira, 1 de julho, poderá ser ainda mais fria e há chance de novo recorde de menor temperatura de 2021.

O frio era intenso no fim da tarde desta quarta-feira em São Paulo. Às 18 horas, o aeroporto de Congonhas registra 9°C e sensação térmica de 5°C. Na zona norte, o Campo de Marte registrava 10°C e sensação térmica de 7°C.

Para esta quinta-feira, 1 de julho, há chance de novo recorde de frio, mas apenas na madrugada. A tendência é de maior aquecimento à tarde e a temperatura máxima da quinta será maior do que a desta quarta-feira.

Toda a Grande São Paulo terá muito sol até o sábado, mas com madrugadas frias. As tardes vão ficando cada vez mais agradáveis. A nebulosidade aumenta no domingo.

Duplo recorde de frio

Pelo segundo dia consecutivo, a cidade de São Paulo registrou um novo recorde de menor temperatura máxima do ano. De acordo com o INMET - Instituto Nacional de Meteorologia -  a temperatura máxima não passou de 15,5°C na estação automática do Mirante de Santana, na zona norte da capital. O recorde anterior de menor máxima era de 16,4°C registrados na terça-feira, dia 29 de junho.

A capital paulista também passou pela madrugada mais fria do ano nesta quarta, com a temperatura mínima de 6,3°C. O recorde anterior era de 10,8°C, em 25 de maio. Segundo o INMET, esta foi a menor temperatura no Mirante de Santana desde o dia 12/06/2016, quando registrou-se 3,5 °C.

No histórico do Mirante de Santana, o recorde de menor temperatura para um mês de junho é de 1,2 °C, registrado no dia 26/06/1994. O recorde absoluto de temperatura mínima para a capital (de toda a série do Inmet, iniciada em 1943) é de -2,1°C, em 2 de agosto 1955.

Na zona sul da capital, o INMET registrou 4,6°C em Interlagos, mas para averiguação de recordes, apenas a estação meteorológica do Mirante de Santana é considerada.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade