PUBLICIDADE

São Paulo mais verde: 3 parques diferentes conhecer sua natureza

Famosa por prédios altos e muito trânsito, a cidade esconde tesouros verdes que abrigam uma rica fauna. Escolha um deles para relaxar e curtir neste feriado.

24 jan 2022 17h46
ver comentários
Publicidade

Foto: Parque Varginha/Prefeitura de São Paulo

São Paulo completa 468 anos neste 25 de janeiro de 2022. Com fama de "selva de pedra", a maior cidade da América do Sul também é conhecida por seus rios poluídos e mal-cheirosos. Mas a megametrópole esconde refúgios verdes extremamente importantes para a manutenção da biodiversidade. 

Você sabia que há mais espécies de pássaros na cidade de São Paulo do que em todo território do Chile e de Portugal? Parques arborizados e com fontes de água são fundamentais para a manutenção dessas espécies - alguns podem nos fazer duvidar se estamos mesmo em São Paulo.

Natureza escondida em São Paulo

Confira três parques pouco badalados e com muita natureza para aproveitar o feriado se você mora ou está de passagem pela cidade.

Atenção: Não deixe de observar medidas de enfrentamento à pandemia de covid-19, como uso de máscaras, distanciamento e higienização constante das mãos

 

Parque Cidade de Toronto 

O parque foi criado em 1992 na região de Pirituba por um programa de intercâmbio entre São Paulo e Toronto, no Canadá. O lago central atrai uma variedade de animais, como uma simpática família de capivaras, frangos d'água, gaviões, patos e muitos passarinhos cantadores, como o alma de gato e o tradicional sabiá. 

A infraestrutura do parque conta com churrasqueiras (chegue bem cedo para garantir uma), aparelhos de ginástica, pista de cooper, quadras poliesportivas e playground com brinquedos típicos canadenses.

Serviço

Endereço: Av. Cardeal Motta, 84 - Pirituba, São Paulo - SP

Levar: roupas leves, calçado sem saltos, repelente, protetor solar, cangas para sentar ao chão, alimentos e bebidas. 

Mais informações

Mirante da Pedra Branca - Parque da Cantareira

O Parque da Cantareira é um dos maiores da cidade, com várias entradas distribuídas em núcleos. O Núcleo Pedra Branca tem sua entrada localizada a alguns metros do portão principal de outro parque famoso da Zona Norte, o Horto Florestal. 

Este é um parque para quem gosta de trilhas. Para chegar ao Mirante da Pedra Branca, a principal atração do núcleo, são 4 km de subida (quase 8 km ida-volta) por estrada pavimentada e arborizada. 

Se quiser esticar até uma área de piquenique em frente a um lago com carpas, são mais 3 km de caminhada plana por rua de terra. Para completar, mais 2km por uma trilha de terra leva à divisa com o Núcleo Águas Claras, uma outra região do Parque da Cantareira, uma trilha enfeitada com samambaias gigantes, que chegam a ter a altura de árvores e são típicas da mata atlântica

Ao todo, o visitante pode percorrer quase 20 km de trilhas dentro do Núcleo Pedra Branca, um presentão para quem quer contato com a natureza sem sair de São Paulo. Tucanos, bugio-ruivo e micos são avistados com frequência pelos visitantes. 

Importante: é necessário comprar ingresso antecipadamente aqui e chegar no período da manhã. 

Serviço

Endereço: R. do Horto, 1799 - Horto Florestal, São Paulo - SP, 02377-000

Levar: tênis de caminhada, roupas leves, repelente, protetor solar, alimentos e bebidas.

Parque Natural Municipal Varginha

Este parque oferece a possibilidade de caminhar pela floresta em plena São Paulo. Localizado no extremo sul da cidade, este é um dos Parques Naturais criados nos arredores do trecho sul do Rodoanel.

Criado em 2012, só foi aberto ao público no verão de 2020 e já é uma das mais interessantes áreas de lazer na região. O parque oferece contato com um rico remanescente de mata atlântica paulista, além de ser uma área de manancial fundamental para a segurança hídrica da cidade.  

Entre os animais comuns no parque estão o tangará-dançarino, bugios, caxinguelês e quatis. Há trilhas longas e arborizadas por estrada de terra, mirantes e um píer, além de parquinhos para crianças e pista de corrida.

Serviço

Endereço: Av. Paulo Guilguer Reimberg, 6200 - Chácara Santo Amaro, Cep 04873-000

Levar: tênis de caminhada, roupas leves, repelente, protetor solar, cangas para sentar ao chão, alimentos e bebidas. É recomendado chegar no período da manhã. 

Foto: Climatempo
Climatempo
Publicidade
Publicidade