PUBLICIDADE

Climatempo

São Paulo esfria novamente

Será que a temperatura vai cair tanto como na intensa onda de frio que passou pelo Brasil entre 5 e 10 de julho de 2019?

16 jul 2019 - 00h21
Compartilhar
Exibir comentários

São Paulo deu uma esquentadinha, depois da forte onda de frio da semana passada, que manteve a cidade gelada por vários dias. Quem se animou com a elevação da temperatura, não vai gostar da previsão para o restante da semana. Outra massa de ar frio de origem polar começa a influenciar o estado de São Paulo a partir desta terça-feira, 16 de julho, a faz a temperatura baixar novamente

Que frio é esse que vem por aí?

A pergunta que muita gente faz agora é: vai esfriar tanto como na semana passada? 

A preocupação é compreensível porque a Grande São Paulo passou todo o período entre 5 e 10 de julho dentro de uma câmera frigorífica, com temperaturas muito baixas e até geada ao amanhecer. 

O pior do frio foi nos dias 6 e 7 de julho, quando a temperatura mínima ficou em torno de 7°C e a máxima não chegou nem no dígito dos 15°C, pelas medições do Instituto Nacional de Meteorologia. Foram os dias mais frios na capital paulista desde o inverno de 2016.

Como será o frio desta semana?

A resposta para a pergunta é que São Paulo não vai ficar tão gelada como na semana passada. A temperatura fica baixa nos próximos dias e o paulistano terá que aumentar novamente o número de casacos, por de novo o cachecol no pescoço, mas a sensação de frio não será tão intensa como na onda de frio que varreu o Brasil entre 5 e 10 de julho de 2019.

O centro desta nova  massa de ar frio polar que chegou ao Sul do Brasil vai se deslocar rapidamente para o mar, o que reduz seu poder de resfriamento sobre o continente. O ar polar desta vez chega menos intenso e mais úmido a São Paulo.

O gráfico mostra  uma comparação entre as temperaturas máximas e mínimas observadas em São Paulo entre os dias 4 e 15 e julho e a previsão da Climatempo para as temperaturas no período até 20 de julho.

Foto: Climatempo

Variação da temperatura em São Paulo de 4 a 19 de julho de 2019

A intensa onda de frio que passou sobre o Brasil entre 5 e 10 de julho de 2019 fez com que a cidade de São Paulo passasse 5 dias consecutivos com temperaturas abaixo dos 10°C e máximas abaixo dos 20°C.

Durante  a passagem desta nova massa de ar frio, a temperatura deve ficar próxima do 10°C ao amanhecer por 4 dias, mas só deve cair para menos de 10°C em apenas um dia. A temperatura à tarde deve ficar abaixo o igual a 20°C por 3 dias. 

Esta nova massa de ar frio é muito menos intensa do que a passou por São Paulo entre 5 e 10 de julho. Há indicação de outra massa de ar frio para chegar ao Sul do Brasil a partir de 22 de julho, mas por enquanto, a previsão é de que o frio intenso fique sobre o Sul do Brasil. O resfriamento em São Paulo também será menor do que o da onda de frio que passou pelo país entre 5 e 10 de julho  de 2019.

Foto: Climatempo

Foto de Nathália Castro, São Paulo (SP)

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade