3 eventos ao vivo

São Paulo e Rio de Janeiro com muito calor

Temperaturas estão bastante elevadas para o mês de setembro

13 set 2017
16h18
atualizado às 17h15
  • separator
  • comentários

O aumento do calor nos últimos dias está chamando a atenção em São Paulo e no Rio de Janeiro. As temperaturas acima dos 30°C estão bem superiores a média para o mês de setembro. O calor vai aumentar e a semana deve terminar com novos recordes de temperatura.

Temperatura muito acima da média

Pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a média das temperaturas máximas na cidade de São Paulo é de 24°C e a média das máximas no Rio de Janeiro é de 27°C . Entretanto, nos últimos dias as temperaturas muito mais elevadas. Na última terça-feira (12), a temperatura máxima foi de 31,1°C na capital paulista e de 35,8°C na capital fluminense, segundo o INMET. Nesta quarta-feira (13), a temperatura chegou aos 33,4°C na base aérea de Santa Cruz, no Rio, e em São Paulo a temperatura máxima registrada foi de 31,8ºC no Mirante de Santana, zona norte da cidade.

Apesar do calor que tem feito, o mês de setembro já é época de elevação nas temperaturas. "É preciso lembrar que a atmosfera não funciona com data e hora marcada. Fim de inverno já tem jeito de primavera. E não dá para usar expressões como "calor em pleno inverno" porque já estamos no finzinho da estação", afirma a meteorologista Josélia Pegorim.


Foto: Paula Soares. Niterói/RJ.
Foto: Climatempo

Mais calor nos próximos dias

A forte massa de ar seco que continua sobre o Brasil e predomina também sobre a Região Sudeste ainda influencia o tempo e consequentemente as temperaturas. O sol forte por várias horas no dia e ausência de massa polar vão manter o forte calor pelo menos até o final da semana.

As temperaturas tendem a subir ainda mais com as máximas em torno dos 34°C em São Paulo e dos 38°C no Rio de Janeiro na próxima sexta-feira (15). Será um dos dias mais quentes do ano na duas capitais e possivelmente o dia mais quente deste inverno.

Grandes mudanças no tempo só deverão acontecer nos primeiros dias da primavera , que começa oficialmente no dia 22 de setembro. Os meteorologistas esperam por uma frente fria que consiga romper o bloqueio da forte massa seca sobre o Sudeste.

Climatempo

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade