PUBLICIDADE

Climatempo

Salvador em atenção para mais chuva nos próximos dias

Volume de chuva acumulado apenas na primeira quinzena em maio já supera a média histórica. Entenda o que vai fazer a chuva aumentar.

18 mai 2020 - 22h28
Compartilhar
Exibir comentários

Choveu muito na capital no começo na primeira quinzena de maio, mas o sol voltou a predominar no final da semana passada. Até a manhã do dia 18 de maio, o acumulado de chuva estava em aproximadamente 312 mm, sendo que a média (cálculo para o período de 1981/2010) é de 279,8 mm. O acumulado de chuva parcial de maio em Salvador já está cerca de 11% acima da média histórica

Para a região de Salvador, maio é o mês mais chuvoso do ano, de acordo com a climatologia. 

Alta pressão atmosférica

No entanto, um sistema de alta pressão atmosférica, com centro sobre o oceano Atlântico, que estava na altura do Rio Grande do Sul nesta segunda-feira, 18, se intensifica e se expande no decorrer desta semana. Este sistema se desloca para leste e ao mesmo tempo vai em direção à costa da Região Sudeste.

Entre a quarta e a quinta-feira, dias 20 e 21 de maio, o centro desse sistema atinge pressão de 1032 hPa, um valor de pressão atmosférico bastante elevado. Esta circulação anticiclônica também pode ser vista no nível de 850 hPa, a cerca de 1500 metros de altitude. 

Foto: Climatempo

Foto de Esmeraldo Camurugi Jr, Salvador (BA)

 

Vento marítimo

Os ventos marítimos gerados por este enorme sistema de alta pressão atmosférica, que fica sobre o mar, vão injetar uma grande dose de umidade sobre o leste da Bahia e a região de Salvador esta semana. Isto vai manter o tempo instável e a chuva será frequente nos próximos dias. 

Entre terça e sexta-feira (19 e 22 de maio), o volume de chuva acumulada pode chegar na casa dos 100 mm, o que faria Salvador ter cerca de 400 mm  antes do mês terminar.

Nova frente fria

Além deste aumento da chuva por causa de infiltração de umidade marítima, há também a preocupação com o aumento da instabilidade por causa de outra frente fria que deve atingir a Bahia na próxima semana. Numa primeira estimativa, esta frente fria deve chegar ao litoral da Bahia no dia 26 de maio.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade