PUBLICIDADE

Climatempo

 Saiba os impactos do La Niña no clima do BR em novembro

Formação de ZCAS e La Niña vão determinar o padrão de chuva no país ao longo do mês. Eventos de frio atípico não podem ser descartados no Sul.

8 nov 2021 - 18h00
Compartilhar
Exibir comentários

O fenômeno La Niña se configurou completamente em outubro e continua influenciando o clima no planeta em novembro de 2021. O verão 2021/2022 também terá influência do La Niña.

As alterações no padrão climático do Brasil provocadas pelo La Niña devem ficar melhor caracterizadas em novembro e terão diferenças marcantes no Sul em relação ao observado em outubro. O Nordeste também vai sentir mais influência deste fenômeno em novembro. 

Em outubro de 2021, a organização de uma grande convergência de umidade favoreceu a ocorrência de muita chuva em várias regiões do Sudeste, do Nordeste, do Norte e do Centro-Oeste. Ao mesmo tempo, a formação de potentes áreas de baixa pressão atmosférica, associadas com a passagem de frentes frias, garantiu grandes volumes de água sobre a Região Sul. 

Como a organização de uma ZCAS - Zona de Convergência do Atlântico Sul - na segunda semana de novembro de 2021, e a atuação do La Niña, vão afetar a chuva e a temperatura no Brasil este mês? Esse é o tema central deste episódio do podcast O Clima entre Nós, no qual Josélia Pegorim conversa com Celso Oliveira, agrometeorologista e integrante da equipe de previsão climática da Climatempo.

Você encontra todos os episódios do podcast O Clima entre Nós no site da Climatempo, no nosso canal no Youtube e nos principais agregadores de podcast. 

Boa escuta!

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade