PUBLICIDADE

Saiba como será o inverno de 2018 no Sul do Brasil

Chuva deve ser irregular e abaixo da média em muitas áreas, afirmam os meteorologistas

21 jun 2018 - 17h52
(atualizado em 26/6/2018 às 15h49)
Compartilhar
Exibir comentários

A Região Sul do Brasil passa normalmente pelo seu trimestre mais frio do ano durante o inverno. 

Será que este ano o frio vai ser intenso?

Este ano deve ser pouca chuva de maneira geral e o frio restrito principalmente ao mês de julho. Já no mês de agosto as temperaturas prometem ficar próximas da normalidade, ainda com alguns dias de frio. As temperaturas poderão ficar próximas de zero nas regiões de serra. Em setembro, último mês do inverno, a previsão da Climatempo indica calor para o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Paraná. 

Neve

A chance de nevar no inverno de 2018 na Região Sul é baixa. As condições meteorológicas não são favoráveis à manutenção de atmosfera fria o suficiente para provocar neve. Não se pode descartar completamente a ocorrência de um evento de neve. Se ocorrer, será durante o mês de julho, na forma de neve mesmo, ou de fenômenos como chuva congelada e chuva congelante

Chuva será irregular 

"Durante o inverno como é esperado para a época do ano, os ventos em altitude favorecem a formação de instabilidades no Sul do país, com a influência de sistemas de baixa pressão e e da passagem de frentes frias. Porém, a água do oceano pacífico, que se situa mais próxima da América do Sul, se encontra mais fria, e isto impacta diretamente na qualidade das chuvas na Região.

No decorrer do mês de julho esta porção mais fria passa a esquentar aos poucos, mas a atmosfera ainda responde a este padrão, mantendo as chuvas irregulares, principalmente entre Santa Catarina e no Paraná, onde a chuva pode terminar abaixo da média esperada para o mês", analisa a meteorologista Graziella Gonçalves. 

A chuva será muito mal distribuída. "Para julho há previsão de chuva forte durante períodos curtos, porém de forma geral no centro-sul gaúcho e no estado do Paraná, a expectativa é de chuva bem abaixo da média. Em agosto e em setembro, pode chover acima do normal, especialmente sobre o Rio Grande do Sul. Santa Catarina e o Paraná deverão ter pouquíssima chuva", completa o meteorologista Alexandre Nascimento. 

Confira a previsão para este inverno em toda a Região Sul do Brasil: 

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade