PUBLICIDADE

Climatempo

Safra de feijão está na reta final de colheita em Ijuí

O plantio da segunda safra de feijão (safrinha) já começou

23 fev 2021 - 10h22
Compartilhar
Exibir comentários

Com 96% da área colhida na região de Ijuí, Rio Grande do Sul, a safra de feijão entra na reta final com preço em alta. A saca de 60 quilos é cotada a R$ 290,00. Os números são da Emater/RS-Ascar.

De acordo com o extensionista rural da Emater/RS-Ascar, Gilberto Bortolini, teve início na região o plantio da segunda safra de feijão (safrinha) em uma área estimada de quatro mil hectares, quatro vezes maior do que a área cultivada na primeira safra de feijão.

Municípios

No Rio Grande do sul, as maiores áreas de feijão, de acordo com um levantamento feito pela Emater/RS-Ascar, correspondente ao ano de 2018, estão concentradas nos municípios de Vacaria (4 mil ha); Boa Vista das Missões (2.125 ha); Muitos Capões (2 mil ha); Palmeira das Missões (1.600 ha); Vicente Dutra (1.500 ha); Canguçu (1.450 ha); e Santo Augusto (1.220 ha).

Os maiores rendimentos (kg/ha) no entanto, são alcançados em Paverana (5 mil kg/ha); Antônio Prado (3.600 kg/ha); Nova Petrópolis (2.933 kg/ha); Vila Flores e Tio Hugo (2.778 kg/ha); e Vacaria (2.550 kg/ha).

Como planejar uma safra e monitorar sua fazenda?

Otimizar o plantio, ficar de olho no Clima para avançar com os trabalhos no campo e observar o desenvolvimento da cultura para evitar perdas são algumas das decisões que você produtor rural precisa tomar durante a safra. 

O Agroclima Pro é um serviço de tecnologia da Climatempo que utiliza o conhecimento meteorológico. Com ele você pode acessar o histórico de dados de Clima para sua fazenda e pode detectar áreas com menor vigor vegetativo. Além disso, você fica sabendo como será a demanda hídrica da sua lavoura nos próximos 15 dias e ainda consegue identificar os melhores dias e horários para realizar as pulverizações.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade