PUBLICIDADE

Climatempo

Sábado típico de inverno no Brasil

Atenção com aumento da chuva na região de Salvado. Geada ainda se forma no Sul e no Sudeste

31 jul 2021 - 03h44
Compartilhar
Exibir comentários

Nebulosidade no Brasil

Uma frente fria avançou até o litoral norte da Bahia e deixa muita nebulosidade pelo leste e sul baiano e também sobre Sergipe, no Espírito Santo e o leste de Minas Gerais.

Bandas de nuvens baixas se espalham pela Costa Sul e Sudeste do Brasil e algumas delas avançam em direção às áreas litorâneas, desde Santa Catarina até o Rio de Janeiro.  Mas pouca chuva é associada com essas nuvens.

Nuvens carregadas formadas pelo calor e pela umidade elevada se espalham entre o centro-norte do Amazonas, Roraima, Amapá e o centro-norte do Pará.  Mas algumas dessas nuvens também crescem no norte do Nordeste

A maior parte do Brasil tem pouca nebulosidade por causa da umidade relativa do ar muito baixa. Os ventos nos altos níveis da atmosfera espalham muita nebulosidade entre a Bolívia e o Paraguai e que avançam em direção ao Sul do Brasil.  Esse tipo de nebulosidade não provoca a chuva 

.

Previsão do tempo para 31/07/2021 ‌- sábado

O mês de julho termina com muito sol e sem condições para chuva em quase todo o Brasil. A presença de uma grande forte massa de ar frio de origem polar deixa os níveis de umidade abaixo do normal,  por muitas horas consecutivas,  em grande parte do interior do país, além  de manter a temperatura baixa.

O sábado amanhece muito frio nos estados do Sul, Sudeste e em muitas áreas do Centro-Oeste, por causa da presença de uma grande e forte massa de ar frio de origem polar. O centro desta massa de ar frio, que é a região mais fria do sistema,  já está sobre o mar e vai se afastando do Brasil durante o fim de semana.  Isso vai permitir a diminuição do frio especialmente a partir da próxima semana.

Temperaturas negativas devem ser observadas na madrugada de amanhecer deste  sábado nos estados da Região Sul, em SP e MG.

Há condições para formação de geada ao amanhecer Interior do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina,  no sul e leste do Paraná,  no Sul de Minas,  na Serra da Mantiqueira em São Paulo,  no Vale do Paraíba, entre São Paulo e Rio de Janeiro,  na região serrana Fluminense e na Zona da Mata mineira.

O sol aparece entre muitas nuvens na região de Florianópolis, no litoral norte de SC, no litoral de de SP, do RJ e do ES

Dia com sol e pancadas de chuva com raios no norte do AM, em RR, AP, centro e norte do PA e no centro, oeste e norte do MA

O tempo deve ficar chuvoso na região de Salvador,  no litoral norte da Bahia e em Sergipe. O leste do Nordeste tem muitas nuvens, períodos com sol e chuva a qualquer hora no sul e centro-leste da Bahia, em  Alagoas e Pernambuco. 

Alertas meteorológicos para  31/07/2021 ‌

Alerta para geada No interior do RS e de SC no sul e centro-oeste do PR, no sul de MG, na zona da mata de MG, na serra e sul do RJ

Alerta para mar agitado de SC ao sul da BA, com ressaca entre SC e Arraial do Cabo (RJ)

Alerta para temporais no litoral e norte do PA, no AP e em RR.

Atenção para chuva moderada e prolongada na região de Salvador, Parte da Bahia e em Sergipe, incluindo Aracaju

Atenção para  chuva moderada a forte, com raios  norte do AM, centro-norte do PA e no centro, oeste e norte do MA.

Alerta para o ar muito seco, com umidade relativa do ar entre 11% e 20% no sul do TO, em GO, DF, centro-sul, oeste e leste de MT, centro, norte e leste de MS e oeste de SP.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade