1 evento ao vivo

RJ, MG, MT e RO registram grandes volumes de chuva

Áreas de instabilidade persistem e a chuva não dá trégua nos próximos dias

20 nov 2017
16h26
atualizado em 27/11/2017 às 13h54
  • separator
  • 0
  • comentários

Os estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso e Rondônia registraram os maiores volumes de chuva sobre o Brasil entre os 19 e 20 de novembro de 2017. O total acumulado superou os 100 mm em 24 horas em locais do Rio de Janeiro.

Pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia, entre 10 horas do dia 19 e 10 horas do dia 20 de novembro, pelo horário de Brasília, choveu 130,4 mm sobre Angra dos Reis, no litoral sul do estado do Rio. Este volume corresponde a quase toda a média de chuva normal para novembro que é de aproximadamente 170 mm.

 

Foto: Climatempo

Maiores volumes de chuva no BR em 24h, entre 19 e 20 de novembro de 2017

A tarde de 20 de novembro começou com temporal na região de Rondonópolis, no sul de Mato Grosso. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 48,4 mm em 1 hora de chuva, entre 14 e 15 horas, pelo horário de Brasília. Por volta das 16 horas, a chuva não dava sinais trégua sobre o estado do Rio de Janeiro e caí generalizada também sobre o Grande Rio. A chuva persistente há mais de 24 horas deixa várias áreas no centro-sul fluminense em atenção para alagamentos e deslizamentos. Muita chuva também era observada sobre o centro-sul de Minas Gerais e em áreas de Rondônia e do sul do Amazonas. 

A previsão é de continuidade da chuva até a noite desta segunda-feira sobre o estado do Rio de Janeiro, em Minas Grais, Mato Grosso, Rondônia, Acre e sul do Amazonas. As áreas de instabilidade se intensificam também sobre o centro-sul de Goiás e do Espírito Santo.

Estas área de instabilidade fazem parte do processo de formação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) e vão ficar muito ativas sobre o Sudeste, o Centro-Oeste do Brasil por toda da semana. A previsão é de muita chuva.

Foto: Climatempo

Foto de Leo Souza, Ituverava (MG)

O seu vídeo pode ser divulgado no nosso canal do Youtube, no site e nas redes sociais. É só gravar a condição do tempo e mandar para o nosso Whatsapp: 11 9 9420-7548.

Climatempo
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade