PUBLICIDADE

Risco de temporais no AC e RO

Confira como fica o tempo na Região Norte nesta quarta-feira

14 ago 2018 - 15h13
Compartilhar
Exibir comentários

Nesta quarta-feira (15), as áreas de instabilidade que têm provocado chuva no Norte do Brasil vão ganhar força no Acre, em Rondônia e no sul do Amazonas. Por isso, pancadas de chuva podem ocorrer com moderada a forte intensidade sobre essas áreas. O alerta é para temporais, especialmente em Rio Branco e Porto Velho.

O ar quente e úmido também provoca algumas pancadas de chuva com raios a partir da tarde em grande parte do Amazonas e no sul de Roraima. No Tocantins e Pará, mesmo com áreas que normalmente ficam muito quentes e secas nesta época do ano, a previsão é de que ocorram algumas pancadas de chuva. Nas outras partes da Região Norte, como em Boa Vista, Macapá, áreas do norte do Pará e no extremo sul do Tocantins, o ar seco predomina e a previsão é de um dia de bastante sol e calor.

AM lidera queimadas mesmo com alta umidade

Alguns estados da Região Norte têm registrado um grande número de focos de incêndio nas últimas 48h. Os municípios que mais contabilizaram casos estão localizados no Amazonas, Rondônia e no Acre. Geralmente, o ar seco colabora para que as queimadas aumentem e se espalhem. No caso do Amazonas, mesmo com a alta umidade, o que causa os incêndios é o desmatamento e as atividades agropecuárias, de acordo com o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

Foto: Climatempo

A ausência de chuva aliada a altas temperaturas, também auxilia para que o fogo se propague de maneira mais rápida. O período mais seco do ano para a Região é de julho a setembro, com média de chuva menor se comparado com os outros meses do ano. Até o momento, entre os dez estados com mais registros de queimadas, cinco estão localizados no Norte do Brasil.

Foto: Climatempo
Foto: Climatempo

Foto de Luciana - Rio Branco, AC

Colaborou neste texto a estagiária Aline Oliveira.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade