PUBLICIDADE

Climatempo

Risco de temporais aumenta no Sudeste a partir desta sexta

Litoral de São Paulo, região de Niterói e cidades históricas de Minas Gerais voltam a ficar em atenção para mais deslizamentos.

29 nov 2018 - 13h06
Compartilhar
Exibir comentários

O risco de temporais na Região Sudeste do Brasil aumenta a partir de sexta-feira. Uma forte área de baixa pressão atmosférica vai avançar sobre a Região estimulando ainda mais a formação de grandes aglomerados de nuvens carregadas, com potencial para provocar chuva forte, raios e também ventania.

Áreas que já sofreram com deslizamentos de terra no começo do mês como o litoral de São Paulo, a região de Niterói e também cidades históricas de Minas Gerais voltam a ficar em atenção para mais deslizamentos.  O risco de chuva forte e de temporais começa aumentar o São Paulo nesta sexta-feira, mas durante o fim de semana, o primeiro de dezembro de 2018, essa situação será observada nos nos demais estados do Sudeste.

Sol, calor e temporais nesta sexta-feira

O mês de novembro termina com sol e calor em grande parte da Região Sudeste do país. O tempo fica seco, sem previsão de chuva na região do Vale do Jequitinhonha e do Vale do Rio Doce, em Minas Gerais, e também sobre a maioria das áreas do Espírito Santo.  No fim da tarde e à noite, algumas pancadas de chuva passageiras poderão ocorrer no sul do Espírito Santo. Na Zona da Mata mineira, na região da Grande Belo Horizonte em todo o centro-oeste sul de Minas Gerais, e também na maioria das áreas do estado do Rio de Janeiro, o sol aparece forte nesta sexta-feira, mas a partir da tarde podem ocorrer algumas pancadas de chuva com moderada a forte intensidade.

A forte área de baixa pressão atmosférica que se desenvolve sobre o Paraguai começa a estimular nuvens mais carregadas nesta sexta-feira sobre o estado de São Paulo.  Em todo o centro-oeste sul e leste deste estado, incluindo a região da Grande São Paulo, a sexta-feira já amanhece com tempo instável, com condições para a chuva moderada a forte. As pancadas de chuva podem começar já na madrugada.  Durante a tarde e a noite desta sexta-feira tem risco de chuva forte em todas as regiões do estado de São Paulo. Rajadas de vento com até 80 km/h pode ocorrer em diversas regiões, inclusive na capital paulista.

Foto: Climatempo

Foto de Gabriela Ezsias, Carrancas (MG)

Fim de semana com alerta para temporais

O mês de dezembro vai começar com temporais na Região Sudeste.  Durante o sábado, o centro da área de baixa pressão atmosférica vai se deslocar sobre o Sudeste e uma grande quantidade de nuvens carregadas volta a se formar sobre todos os estados.

Durante o sábado, dia 1º de dezembro de 2018,  o alerta para temporais é para todas as áreas do estado de São Paulo, para a região do Triângulo Mineiro, no sul de Minas, na região de Belo Horizonte, na Zona da Mata mineira e também em todo estado do Rio de Janeiro. No norte e leste de Minas Gerais e no Espírito Santo, o sol ainda vai aparecer com força pela manhã, mas à tarde à noite também tem risco de fortes pancadas de chuva.

Durante o domingo, dia 2 de dezembro, as nuvens mais carregadas já estarão saindo do Estado de São Paulo.  O sol aparece no estado de São Paulo, mas a partir da tarde ainda podem ocorrer pancadas de chuva. Mas em Minas Gerais, no estado do Rio de Janeiro e no Espírito Santo, o domingo será um dia muito instável com várias pancadas de chuva ao longo do dia e com risco de temporal.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade