0

Risco de chuva forte no Sul do BR

Março termina com chuva dentro e acima da média em grande parte da Região

30 mar 2018
18h32
  • separator
  • comentários

Áreas de instabilidade voltaram a se formar sobre o Sul do Brasil na última semana de março e a chuva caiu forte em vários locais dos três estados. O tempo fica mais instável no fim de semana e o risco de temporais aumenta sobre a Região Sul.

Ventos quentes

A persistência de ventos quentes e úmidos sobre o Sul e a queda acentuada da pressão atmosférica entre o Brasil, a Argentina, o Uruguai e o Paraguai vai intensificar as áreas de instabilidade que já estão sobre a Região. O ar aquecido e a grande disponibilidade de umidade são importantes fatores para o crescimento de nuvens de tempestade. Além disso, a passagem de uma frente fria pelo litoral do Rio Grande do Sul também vai colaborar na manutenção e intensificação das áreas de instabilidade que já atuam sobre a Região Sul.

Mesmo com a chuva, a sensação de calor e de abafamento persiste.

Chuva forte

Tanto no sábado como no domingo, 1 de abril, há condições para pancadas de chuva moderadas a fortes em todas as áreas da Região Sul. Há risco de raios e de rajadas de vento fortes, entre 60 km/h e 80 km/h. Os períodos com sol não se sustentam por muitas horas por causa da grande quantidade de nuvens durante o dia e da chuva frequente.

Foto: Climatempo

Foto de Nilviane Freitas Scheffer, Cruz Alta (RS)

Volumes de chuva

Choveu forte durante o feriado da sexta-feira, 30 de março, principalmente sobre Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O CEMADEN - Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais - registrou 50,7 mm sobre Timbó, Santa Catarina, em apenas 1 hora de chuva, entre 16h e 17h.

No Paraná, entre 14h10 e 17h10, choveu 37,5 mm em Jaguariaíva. Voltou a chover em Curitiba com acumulado de 27,4 mm neste período.

Pancadas de chuva moderadas a fortes ocorreram na região de Redentora, Água Santa e Erechim, no Rio Grande do Sul.

Balanço da chuva de março nas capitais

Voltou a chover com regularidade e forte intensidade sobre o Sul do Brasil durante o mês de março de 2018 e aliviando bastante, e até revertendo, o quadro de seca que predominou na Região em fevereiro. Março termina com chuva dentro e acima da média na maioria das áreas do Sul do Brasil.

Foto: Climatempo

Anomalia parcial de chuva no Sul do Brasil em março de 2018

Nas capitais, o volume de chuva acumulado em Curitiba em 30 dias foi o dobro da média normal para o março, considerando as novas referências climatológicas do INMET para o período de 1981 a 2010.

Foto: Climatempo

Balanço parcial da chuva de março de 2018 nas capitais da Região Sul

Climatempo

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade